O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, vai ser recebido em Moscovo na próxima terça-feira, dia 26 de abril, pelo presidente russo, Vladimir Putin. A informação foi avançada esta sexta-feira pela agência “Interfax”, que cita o Kremlin, e confirmada pelas ONU.
As Nações Unidas referem que Guterres vai reunir-se com o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, antes de ser recebido por Vladimir Putin.
Porta-voz do líder das Nações Unidas, Eri Kaneko, adiantou ainda que o gabinete do secretário-geral da ONU está também em contacto com o governo ucraniano para aferir de uma possível visita ao país invadido pela Rússia, noticia a estação britânica “BBC”.
BREAKING
— UN News (@UN_News_Centre) April 22, 2022
The Secretary-General @antonioguterres will visit Moscow, #Russia on April 25th and will meet with President Vladimir Putin. pic.twitter.com/EkQdODPNWE
A visita ocorre dias depois do governo de Vladimir Putin ter frisado nunca ter recebido um pedido de visita ou contacto da parte do secretário-geral da ONU, numa altura em que várias figuras políticas internacionais apelam que a Federação russa dê por terminada a invasão da Ucrânia.
“Ninguém entrou em contacto, nem através da missão permanente da Rússia na ONU nem diretamente com o Ministério dos Negócios Estrangeiros“, afirmou Zakharova, citada pela agência “Al Jazeera”.
Apesar das declarações do Kremlin, o líder da ONU tem apelado à retirada das tropas russas da Ucrânia desde o primeiro dia da invasão, a 24 de fevereiro.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com