[weglot_switcher]

Há 3,4 milhões de trabalhadores com salário entre 800 e mil euros

Segundo as declarações entregues à Segurança Social, a concentração de trabalhadores nesta escalão está relacionada com a subida do salário mínimo.
25 Fevereiro 2025, 08h32

Mais de metade dos trabalhadores, cerca de 3,4 milhões de pessoas, tinham no ano passado uma remuneração-base mensal (sem subsídios) entre os 800 e os mil euros, segundo as declarações entregues à Segurança Social. E de acordo com a edição de hoje do jornal Correio da Manhã, apenas 86 mil trabalhadores receberam uma remuneração acima de quatro mil euros.

Do universo de cerca de 5,9 milhões de vínculos registados na Segurança Social, acrescenta o Correio da Manhã, cerca de 94% dizem respeito a trabalhadores por conta de outrem e os restantes 6% a membros de órgãos estatutários, ou seja, a administradores e gerentes sem contrato de trabalho.

Apesar da subida nominal de 5,9%, o salário médio bruto total cresceu, em termos reais, para 3,2% no último trimestre do ano passado, em comparação com o mesmo período do ano anterior, revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.