[weglot_switcher]

Há 37,5 mil milhões de euros de crédito em moratória em junho (com áudio)

Os dados publicados pelo Banco de Portugal indicam que, no final de junho de 2021, o montante global de empréstimos abrangidos por moratórias era de 37,5 mil milhões de euros, menos mil milhões do que em maio.
  • mario_centeno_carlos_costa
    José Sena Goulão/Lusa
30 Julho 2021, 12h51

O crédito em moratória de particulares e empresas volta a decrescer em junho, diz o Banco de Portugal que divulga hoje no BPstat a informação estatística sobre os empréstimos abrangidos por moratórias (pública e privadas) relativa a junho de 2021.

Os dados publicados indicam que, no final de junho de 2021, o montante global de empréstimos abrangidos por moratórias era de 37,5 mil milhões de euros, menos mil milhões do que em maio.

Esta variação resulta do decréscimo tanto dos empréstimos concedidos a particulares como a sociedades não financeiras, que diminuíram 0,3 e 0,6 mil milhões de euros, respetivamente.

No final de Junho, os empréstimos de particulares abrangidos por moratórias eram de 14,4 mil milhões de euros ao passo que o crédito a empresas em moratória diminuiu em todos os sectores de actividade e, no final de junho, totalizavam 22.300 milhões de euros.

O BdP diz que em Junho existiam 23.800 empresas de sectores mais afectados pela pandemia de covid-19 abrangidas por moratórias e que “o montante de empréstimos com pagamento suspenso diminuiu 0,1 mil milhões face a maio, para 8,4 mil milhões de euros”.

No mês de junho, terminaram as moratórias privadas dos empréstimos concedidos a particulares para outras finalidades que não habitação. As moratórias de crédito acabam no fim de setembro.

O Governo anunciou medidas com vista a salvaguardar a estabilidade das famílias e empresas, após as moratórias.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.