Os prémios AHRESP foram criados para distinguir as empresas e os profissionais de restauração, alojamento e promoção turística que mais inspiraram estes setores em Portugal e fora do país. Este ano é a 9ª edição da iniciativa que é da responsabilidade da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e já são conhecidos os 50 finalistas aos Prémios AHRESP 2025, estando a decorrer o período de votação do público nos 5 finalistas em cada uma das 10 categorias até dia 11 de maio no site da associação.
O vencedor de cada uma das 10 categorias a concurso é anunciado dia 6 de junho no Casino Estoril.
A iniciativa, que visa distinguir o melhor que se faz em Portugal na Restauração, Alojamento e Promoção Turística, contou este ano com mais de 350 candidaturas.
“Durante três meses, a AHRESP percorreu o país de Norte a Sul, e também as ilhas dos Açores e da Madeira, para identificar projetos que reunissem as características para serem candidatos à 9ª edição dos Prémios. Essa aposta da AHRESP está plasmada na lista de finalistas, que se traduz numa ampla cobertura territorial”, explica a associação.
A AHRESP explica que “além de reconhecer o trabalho e atributos de personalidades e estabelecimentos, dos mais jovens ou recentes aos mais consagrados, os prémios distinguem também práticas de solidariedade e preocupações ambientais”.
Lista dos Finalistas por categoria
A categoria “embaixador gastronómico” distingue o estabelecimento e/ou chef que promove a adoção da cultura gastronómica portuguesa (receituário, vinhos e outros), a utilização preferencial de produtos regionais (certificados ou não) e sazonais, no território nacional.
António Nobre (Lisboa)
Taberna Albricoque (Lisboa)
Restaurante Mugasa (Sangalhos)
Chef Victor Felisberto (Abrantes)
Taberna Ti João (Carvalhelhos)
A categoria “melhor restaurante” distingue o estabelecimento de restauração, com conceito único, decoração original, que se diferencie pela inovação, não só no serviço como também na gastronomia.
Malhadinha (Beja)
Theatro (Póvoa de Varzim)
Plano (Lisboa)
Blind (Porto)
William Restaurant (Funchal)
A categoria “melhor alojamento turístico” distingue o alojamento turístico que se diferencie pela excelência do seu serviço (receção, housekeeping, conforto, facilities, inovação tecnológica e sustentabilidade ambiental).
Torel Palace Porto (Porto)
Arribas Sintra Hotel (Colares)
Verdelago Resort (Altura)
São Lourenço do Barrocal (Monsaraz)
Pousadela Village (Vieira do Minho)
A categoria “estabelecimento solidário” distingue o projeto ou empresa na área da restauração e similares, alojamento ou promoção turística que tem implementadas iniciativas de solidariedade, com impacto junto da comunidade, nomeadamente iniciativas que privilegiem a inclusão social, doação de alimentos, entre outras.
The Folly Restaurant (Estremoz)
Belém Hotel (Pombal)
Mezze (Lisboa)
Quarto Solidário | Neya Lisboa Hotel (Lisboa)
A Padaria Portuguesa (Lisboa)
A categoria “sustentabilidade ambiental” distingue o estabelecimento que se evidencia pela implementação organizacional de políticas de eficiência energética, poupança de água e eficiente gestão de resíduos.
Salema Eco Camp (Budens)
Gandum Village – Conscious Boutique Hotel (Montemor-o-Novo)
Noah Surf House (A dos Cunhados)
Neya Porto Hotel (Porto)
Make It Happen Farm (Velas)
A categoria “turismo nos media” distingue o órgão de comunicação social ou programa (tradicional ou digital) que mais contribuiu para a divulgação e promoção das empresas turísticas em Portugal.
Sábado Viajante (Lisboa)
Mutante (Lisboa)
Entre Vinhas (Sacavém)
Sapo (Lisboa)
BeSisluxe (Cascais)
A categoria “marcas à mesa e marcas na cama” distingue produtos e serviços que sejam inovadores e diferenciadores dentro dos segmentos restauração, alojamento e promoção turística.
Vinha Alta – Balancal (Canhas – Ilha da Madeira)
Lugrade (Taveiro)
Benefício Gin (Lisboa)
Companhia Portugueza do Chocolate (Leiria)
Living Tours (Porto)
Já a categoria “destino revelação” distingue um destino que, através de uma infraestrutura, evento ou desenvolvimento de experiência, mais impulsionou a promoção turística do território.
Viseu Dão Lafões | World Cheese Awards 2024
Matosinhos | Matosinhos World’s Best Fish
Castro Marim | Festival das Amendoeiras em Flor do Algarve
Miranda do Douro | Meating
Aldeia de Podence | Caretos de Podence
A categoria “jovem empreendedor” distingue jovens empreendedores, até aos 35 anos, que tenham criado um negócio de sucesso através de um conceito inovador ou diferenciador.
Marco Almeida (Coimbra)
João Mateus (Castelo Branco)
André Santos (Barcelos)
Nuno Campos (Setúbal)
Rodrigo Crespo (Vila Nova de Gaia)
Por fim, a categoria “profissional do ano” distingue e valoriza o profissional do canal HORECA. Poderá ser distinguida qualquer categoria profissional (ex: chefe de sala do ano, bartender do ano, diretor de F&B do ano, etc.).
Rita Magro (Porto)
Vitor Emanuel Baptista Jardim (Lisboa)
José Carlos Santos (Covilhã)
Sara Alexandra Santos (Aveiro)
Ana Dulce Rodrigues Pires (Ponte de Sor)
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com