Há 6 assuntos importantes que pode tratar no Portal da Segurança Social. Veja quais

Escape das longas filas de espera na Segurança Social. Conheça aqui os 6 assuntos que pode tratar no Portal online sem sair de casa.

Já lá vai o tempo em que tratar de assuntos na Segurança Social significava perder uma manhã (já sendo otimistas) em longas filas de espera. Hoje em dia, já pode preencher uma declaração ou efetuar um pedido ao serviço social do Estado sem sair de casa. Neste artigo damos-lhe a conhecer que assuntos pode tratar no Portal da Segurança Social Direta e ainda como pode aceder e utilizar este serviço.

Vamos falar ainda da app Social + que permite, através do seu smartphone ou tablet, interagir com alguns dos serviços disponibilizados pela Segurança Social.

O Portal da Segurança Social Direta é um serviço online que lhe dá a possibilidade de comunicar com a Segurança Social através da Internet sem a chatice de ter de se deslocar aos balcões de atendimento pessoal, reduzindo o tempo de espera.

Esta plataforma é rápida, eficaz, segura e totalmente gratuita, estando disponível para particulares e para empresas e permitindo consultar registos, esclarecer dúvidas e até solicitar a alteração de algumas informações e registos do cidadão.

Como aceder ao Portal da Segurança Social?

Para aceder ao portal terá, primeiramente, que efetuar o registo que depois lhe dará acesso à sua área de utilizador.

Passo 1: Aceda ao site da Segurança Social Direta através deste link;

Passo 2: Selecione a opção “Efetuar Registo”;

Passo 3: Insira o seu Número de Identificação da Segurança Social (NISS);

Passo 4: Preencha o formulário com os dados pessoais solicitados (nome, data de nascimento, número de Cartão de Cidadão e Número de Identificação Fiscal (NIF));

Passo 5: Insira dados de contacto (e-mail e contactos telefónicos);

Passo 6: Selecione como quer receber o código de verificação (SMS ou e-mail).

 

Nota

Caso o seu código de verificação seja enviado para o seu e-mail, mas não o encontre na caixa de entrada, verifique na caixa de spam.

Passo 7: Insira o código de verificação para ativar a sua conta e definir a palavra-passe;

Passo 8: Aceda à sua área de utilizador inserindo o seu NISS e a palavra-passe. Estes serão os dados de que vai precisar para efetuar o login de todas as vezes que quiser aceder ao portal da Segurança Social.

 

6 Assuntos que pode tratar no Portal da Segurança Social

#1 – Conta corrente

No portal da Segurança Social Direta pode tratar de assuntos relacionados com a sua conta corrente relativos a pagamentos e recebimentos da entidade.

Permite-lhe avaliar bem a sua situação atual ao analisar todos os valores que são geridos pela Segurança Social, tal como as respectivas datas a que estão associados. Isto para que perceba bem que tipo de operações estão a ser feitas com o seu dinheiro.

Ao tomar conhecimento da sua situação contributiva, pode, assim, consultar se tem dívidas ou processos em execução fiscal e efetuar o pagamento das mesmas.

Nesta secção pode ainda consultar e alterar autorizações de débito direto, alterar a conta bancária e verificar ou emitir declarações de pagamento, entre outros assuntos relacionados com a sua situação contributiva.

Caso queira declarar, para efeitos de IRS, os rendimentos que recebe da Segurança Social, também é aqui que o pode fazer.

#2 – Família

O portal da Segurança Social dá-lhe igualmente a a possibilidade de tratar de assuntos relacionados com o abono de família, tais como o pedido de declaração de escalão, solicitação de e ainda tratar de questões relacionadas com o subsídio de parentalidade e outras prestações de que possa beneficiar.

Se quiser pedir o estatuto de Cuidador Informal, é nesta secção que deve tratar do processo. Terá de ler bem todos os deveres e direitos que lhe serão apresentados nesta página.

 

#3 – Emprego

Nesta secção tem acesso ao seu histórico de remunerações declaradas pelos empregadores. Pode ainda emitir a declaração de subsídio de desemprego e consultar o estado da sua atividade no caso de ser trabalhador independente.

É-lhe dada a possibilidade também de pedir certos apoios financeiros para o combate às dificuldades sentidas devido à pandemia COVID-19. Pode consultar nesta parte os requisitos necessários para estas medidas de apoio disponibilizadas pela Segurança Social.

#4 – Doença

Também é possível tratar de assuntos relacionados com doença, nomeadamente emitir declaração para pedir baixa médica e respetivo subsídio e obter o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD).

É nesta secção que pode consultar o número de dias de subsídio aos quais tem direito, tal como verificar a data que terá para renovar o seu CESD.

 

#5 – Ação Social

Nesta secção pode solicitar apoios sociais, comunicar frequências mensais de utentes e consultar as prestações familiares de crianças e/ou jovens que estejam a cargo de instituições.

Para o envio das frequências, agora o sistema valida caso a caso, consoante certos critérios de idade, deficiência e dependência. Também aqui é dada a indicação da existência de outras respostas sociais a ocorrer ao mesmo tempo.

 

#6 – Pensões

Por fim, é ainda possível aceder a simuladores de pensões, efetuar o pedido de reforma, bem como verificar o estado do mesmo, consultar remunerações anuais declaradas por empregadores e ainda tratar de assuntos relacionados com Certificados de Reforma.

 

Atenção:

Para efeitos de simulador, não se encontram disponíveis para consulta certas remunerações mais antigas em suporte não informatizado. No entanto, saiba que as mesmas são contabilizadas no cálculo das prestações.

Pode também pedir a pensão de invalidez através desta secção, tal como declarar rendimentos provenientes da reforma para efeitos de IRS.

Para informações mais detalhadas sobre o funcionamento da Segurança Social Direta, aconselhamos a leitura do guia disponibilizado por esta entidade, que pode consultar aqui.

App Social +

A app Social + da Segurança Social está disponível para os sistemas Android e iOS e permite aos cidadãos e empresas acederem, de forma simples e rápida, a alguns serviços da Segurança Social.

Atualmente, esta aplicação permite:

  • Consulta de valores de recebimento de prestações, bem como a data prevista;
  • Acesso às suas mensagens da Segurança Social Direta;
  • Consulta dos próximos eventos com a Segurança Social e sincronização com o calendário do dispositivo móvel.
Relacionadas

Saiba como funciona e como pode obter uma baixa médica

Esteve doente e teve de faltar ao trabalho, mas não sabe como justificar? É para isso que serve a baixa médica. Descubra tudo neste artigo.

Quer reformar-se em 2021? Veja como fazer o pedido

Está a chegar a altura da reforma, mas não sabe como tratar do processo? Esclareça todas as dúvidas e veja, passo a passo, como fazer o pedido.

Morada fiscal: saiba como alterar e evite até 375€ de multa

Vai mudar de casa? Sabia que alterar a morada fiscal é obrigatório por lei? Descubra aqui como fazê-lo.

Quer saber quando prescreve uma dívida? Conheça aqui todos os prazos

A prescrição de dívidas pode variar entre os 6 meses e os 20 anos. Descubra, ao pormenor, quais os prazos de cada dívida.

Penhora de vencimento: em que situações pode ocorrer?

Saiba porque pode ser alvo de penhora de vencimento e como pode contestar esta medida. Explicamos-lhe ainda como calcular o montante a ser penhorado.

Direito a férias: descubra tudo o que precisa de saber neste guia

Confira a quantos dias tem direito e quais as regras para marcação e acumulação de férias.
Recomendadas

Blueticket e Ticketline aderem ao IVAucher. Vai poder descontar saldo em bilhetes para concertos e eventos

Assim, as duas plataformas vão permitir que os consumidores descontem, a partir de 1 de outubro, o valor do IVA acumulado entre junho e agosto

Saiba que cuidados deve ter nas compras em redes sociais

Durante o tempo de pandemia, a DECO recebeu inúmeras queixas relativas a pagamento de produtos que nunca chegaram, dados falsos fornecidos pelos vendedores, devoluções que não foram bem-sucedidas e de impossibilidade de reclamação ao vendedor condicionado pelo bloqueio do mesmo.

Trabalhadores em ‘burnout’? Microsoft partilha 5 dicas para ajudar a recarregar energias

Face ao agravamento do cenário de burnout entre os trabalhadores, a Microsoft partilhou com os líderes nacionais algumas dicas úteis que poderão ajudar os colaboradores a recuperar do cansaço e do stress.
Comentários