[weglot_switcher]

Há 7 milhões de euros para projetos de Capacitação para o Investimento Social. Saiba quem pode concorrer

Podem ser financiadas ações de capacitação que incluem: serviços de formação, consultoria e mentoria-formativa, em áreas como a Avaliação de Impacto, a Estratégia, a Gestão Financeira ou o Marketing e Angariação de Fundos.
4 Setembro 2018, 07h20

O segundo concurso no âmbito do financiamento “Capacitação para o Investimento Social”, da iniciativa pública Portugal Inovação Social, através do qual as entidades que desenvolvem iniciativas de inovação e empreendedorismo social podem obter financiamento para reforçar competências de gestão e comunicação, arranca hoje, dia 4 de setembro.

Com candidaturas abertas até dia 4 de dezembro de 2018, este concurso disponibiliza 7 milhões de euros através do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE) do Portugal 2020.

Podem candidatar-se os projetos já em funcionamento à data da candidatura, incluindo aqueles que tenham um piloto ou prova de conceito realizados, e que sejam desenvolvidos por entidades da economia social nomeadamente: Associações, Fundações, IPSSs, Mutualidades e Misericórdias. A implementação dos planos de capacitação deve ser localizada nas regiões Norte, Centro e Alentejo.

Recorde-se que o instrumento Capacitação para o Investimento Social tem como principal objetivo apoiar a primeira fase do ciclo de vida dos projetos de inovação social, financiando o desenvolvimento de competências críticas para a sua implementação, com vista a gerar maior impacto social e a captar investimento de forma mais eficiente.

Segundo a Portugal Inovação Social, até 2020, este instrumento deverá atribuir um total de 15 milhões de euros. Na primeira fase de candidaturas, que decorreu entre março e junho de 2017, foram apresentadas 168 candidaturas, das quais foram aprovadas 99, representando um investimento total de 3,5 milhões de euros, com a seguinte distribuição: 49 na Região Norte (1,7 milhões de euros); 41 na Região Centro (1,5 milhões de euros) e 9 na Região Alentejo (0,35 milhões de euros).

O apoio é efetuado através da atribuição direta à entidade beneficiária de um montante fixo não reembolsável até um valor máximo de 50 mil euros. O apoio financiará a implementação de um plano de capacitação, a desenvolver durante um período máximo de 18 meses e que poderá incluir até 5 intervenções de capacitação distintas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.