[weglot_switcher]

“Há uma certa irritação na Europa” face ao cessar-fogo na Ucrânia. Veja “A Arte da Guerra”

É o mínimo que pode dizer-se: as negociações para o cessar-fogo na Ucrânia são perigosamente parciais, dado que a própria Ucrânia e a Europa (União mais o Reino Unido), a aliada mais fiel de Kiev, não são chamadas à mesa. Estes e outros temas serão alvo de análise por parte do embaixador Francisco Seixas da Costa.
27 Março 2025, 11h00

Ouça e acompanhe “A Arte da Guerra” também em formato podcast:

Apple PodcastsSpotify | Google Podcasts | Anchor

É o mínimo que pode dizer-se: as negociações para o cessar-fogo na Ucrânia são perigosamente parciais, dado que a própria Ucrânia e a Europa (União mais o Reino Unido), a aliada mais fiel de Kiev, não são chamadas à mesa a estarem presentes. Há portanto, evidentemente, um desalinhamento entre as partes, que pode colocar em risco todo o processo.

Em risco está ainda, se não a administração Trump, pelo menos o seu bom nome: depois do desassossego que é a prestação de Elon Musk, surge agora este infantil episódio do ‘vazamento’ de informação confidencial, que só não foi mais grave porque o jornalista em causa comportou-se de forma patriótica.

A muitos quilómetros dali, outro perigo iminente: o de que a Turquia passe para o lado de lá da democracia e caia em definitivo numa autocracia a que o seu presidente, Recep Erdogan, há muito quer chegar.

Tudo para ver no programa desta semana de A Arte da Guerra, com o embaixador Francisco Seixas da Costa e condução do jornalista António Freitas de Sousa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.