[weglot_switcher]

Habitação: tipologia T1 é a que sai mais rápido do mercado

A cidade de Santarém destaca-se de forma expressiva, com 80% dos T1 vendidos em menos de um mês, a maior taxa registada no país, destaca a plataforma idealista.
9 Dezembro 2025, 08h49

No último trimestre, os apartamentos T1 são aqueles que mais rapidamente se vende no mercado de imobiliário em Portugal, de acordo com índice da plataforma idealista revelado esta terça-feira.

Destaca esta plataforma que 41% destes imóveis foram retirados do idealista por terem sido vendidos e permaneceram menos de um mês no mercado.

Logo depois neste índice surgem os T2 (36%), os T3 (35%) e os Estúdios (T0), com 32% de vendas concluídas em menos de 30 dias. No extremo oposto encontram-se as casas com quatro ou mais quartos (27%), que apresentam os tempos de comercialização mais longos.

A cidade de Santarém destaca-se de forma expressiva, com 80% dos T1 vendidos em menos de um mês, a maior taxa registada no país. Em seguida surgem Viana do Castelo (56%), Ponta Delgada (50%), Aveiro (44%), e depois Braga, Coimbra, Funchal e Faro (41%). Seguem-se Viseu (36%), Vila Real (33%) e Setúbal (31%). Em Lisboa, apenas 24% dos T1 saíram do mercado em menos de 30 dias, enquanto no Porto essa proporção foi de 28% e em Beja, de 25%.

Em várias capitais de distrito — como Castelo Branco, Évora, Portalegre ou Guarda — não se registaram vendas rápidas desta tipologia devido à reduzida ou escassez da oferta.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.