[weglot_switcher]

Hackers piratearam contas do Twitter de Obama, Kanye West, Elon Musk, Bill Gates, Apple e Uber

Sobre o a possibilidade do ataque informático ter vindo de dentro da empresa, o Twitter apenas referiu que a “investigação da empresa continua e esperamos ter mais para compartilhar em breve”.
Dado Ruvic/Reuters
16 Julho 2020, 11h33

O Twitter anunciou na quarta-feira, dia 15 de julho, que o ataque informático contra a empresa tinha tido como alvo os funcionários e desta forma os hackers acederam “a sistemas e ferramentas internas”, mas a página de reportagens e documentários Vice, citada pela Business Insider, o ataque veio de dentro da empresa.

Um “ataque coordenado” que “teve como alvo alguns de nossos funcionários”, descreveu o Twitter. Por outro lado, a fonte contactada pela Motherboard (editoria de informática da Vice), que alegadamente foi um dos participantes a aceder à informação da rede social, revelou que o ataque veio de dentro da empresa.

A Business Insider não conseguiu falar com a mesma fonte da Vice, mas, quando questionado sobre a possibilidade de um ataque interno, um porta-voz do Twitter apenas comentou que a “investigação da empresa continua e esperamos ter mais para compartilhar em breve”.

Como consequência do ataque, as contas de várias personalidades mundiais, incluindo Barack Obama, Joe Biden, Bill Gates, Elon Musk ou a Apple, foram pirateadas, na quarta feira, dia 15 de julho, num esquema fraudulento que envolve pagamentos na moeda virtual Bitcoin que rendeu em mais de 103 mil euros para os hackers.

O sucedido levantou algumas questões sobre o controlo que os funcionários do Twitter têm das contas dos utilizadores e as ferramentas internas explorada pelos piratas informáticos demonstram que os trabalhadores da rede social conseguem suspender ou redefinir endereços de email das contas.

O Twitter garante que está a “tomar medidas significativas para limitar o acesso a sistemas e ferramentas internas enquanto a investigação está a decorrer”.

  • Elon Musk, co-fundador da Tesla
  • Bill Gates, co-fundador da Microsoft
  • Rapper Kanye West
  • Ex-presidente norte-americano Barack Obama
  • Socialite Kim Kardashian West
  • Candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden
  • página da Uber
  • página da Apple

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.