[weglot_switcher]

Haitong avança com ação contra Novobanco. Pedido de indemnização milionário

Chineses do Haitong admitem terem ficado surpreendidos com situação em que encontraram algumas clientes do banco de investimento. Processo instaurado na Justiça pode levar Haitong a procurar indemnização de até 700 milhões de euros.
5 Julho 2024, 08h10

O grupo chinês Haitong entrou com um processo milionário contra o Novobanco. Segundo avança, em exclusivo, o Jornal Económico na edição desta sexta-feira, os chineses estão a exigir uma indemnização de 150 milhões de euros que pode ascender até aos 700 milhões.

De acordo com a informação recolhida pelo JE, estão em causa alegadas irregularidades no processo de venda do antigo BESI, cujo vendedor foi o Novobanco em 2024. O Haitong acusa o banco português de omitir informação relativa à verdadeira situação de algumas empresas que eram clientes do banco de investimento.

O Haitong pagou 379 milhões de euros pelo BESI, num contrato assinado em dezembro de 2014, onde ficou previamente estabelecido que o comprador assumia, de forma imediata, os efeito económicos da carteira de crédito. Agora, os chineses argumentam terem sido surpreendidos pela situação de algumas empresas clientes do banco de investimento, nomeadamente pelo facto de empresas que foram refinanciadas dias antes da assinatura do acordo de compra, quando em outubro estavam numa situação financeira difícil. Sabe o JE que estão em causa empresas como ALCO, Gebomsa e Imatosgil.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.