O Haitong Bank comunicou esta terça-feira um resultado líquido de 11 milhões de euros no primeiro semestre de 2019, um resultado que compara com a perda líquida de dois milhões de euros registada em período homólogo de 2018.
De acordo com informação divulgada pelo banco, esta instituição “registou um desempenho muito positivo, demonstrando, assim, a sustentabilidade do seu modelo de negócio. O Haitong Bank tem sido bem-sucedido na originação de um fluxo de negócios relacionados com a China enquanto se mantém ativo em operações nos seus principais mercados domésticos na Europa e América Latina”.
De acordo com a instituição bancária, os resultados conhecidos tiveram origem no crescimento homólogo de 30% do produto bancário para 57 milhões de euros nos primeiros seis meses de 2019 assim como nas melhorias de níveis de eficiência. Note-se que os custos operacionais foram fixados nos 39 milhões de euros e o produto bancário por colaborador aumento 36% face ao período homólogo.
Quanto ao lucro operacional, foi atingido um resultado de 18 milhões de euros nos primeiros seis meses deste ano, valor que no mesmo período do ano passado se cifrou em 5 milhões de euros.
Na qualidade dos ativos, o Haitong realça que esta instituição bancária continuou a evoluir de forma positiva no período indicado. Quanto ao rácio de crédito não produtivo (NPL) a atingir 4,6% em junho de 2019, uma queda face aos 8,2% do mesmo período de 2018 que reflete a venda da subsidiária da Irlanda refletida nas contas como operação descontinuada desde dezembro de 2018.
“O modelo de negócio do Banco permitiu ao Grupo Haitong expandir a sua atividade crossborder por novas geografias. A combinação da presença nos mercados ocidentais com um acesso único aos fluxos de transações chinesas permitiu acrescentar uma nova dimensão ao modelo de negócio do Grupo como player em atividades cross-border. Neste sentido, é com satisfação que podemos afirmar que contribuímos para aumentar a oferta de valor acrescentado do Grupo Haitong”, realçou o CEO do Haitong Bank em comunicado.
BdP autoriza sucursal em Macau
O Haitong aproveitou a divulgação de resultados do primeiro semestre de 2019 para comunicar que recebeu autorização por parte do Banco de Portugal para o estabelecimento de uma sucursal em Macau, “cujo início de atividade está dependente da conclusão do processo de autorização junto da AMCM, a entidade reguladora local”.
Para o Haitong Bank, “esta autorização é um passo crucial para o desenvolvimento da estratégia do banco no futuro, uma vez que esta sucursal irá promover o fluxo de negócios cross-border não só na chamada Great Bay Area, que inclui Macau, Hong Kong e a província chinesa continental de Guangdong (Cantão), como também noutras partes da China e na região Ásia-Pacífico”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com