[weglot_switcher]

Haitong com lucros de 5 milhões no primeiro semestre a subirem 12,4%

Para este resultado, contribuiu a redução das imparidades, de 2,3 milhões de euros no primeiro semestre de 2023 para 0,5 milhões de euros no primeiro semestre de 2024, graças à reversão parcial das imparidades e à reversão da provisão para riscos gerais criada no final de 2023, que se revelou não ser necessária.
29 Agosto 2024, 19h00

O Haitong Bank anunciou os resultados do primeiro semestre e reportou um lucro de 5,1 milhões de euros, um pouco acima dos 4,5 milhões de euros registados no primeiro semestre de 2023. Para este resultado contribuiu a redução das imparidades, de 2,3 milhões de euros no primeiro semestre de 2023 para 0,5 milhões de euros no primeiro semestre de 2024, graças à reversão parcial das imparidades e à reversão da provisão para riscos gerais criada no final de 2023, que se revelou não ser necessária.

Os lucros comparam com os resultados de dezembro do ano passado, que ascenderam a 17 milhões, sendo por isso uma quebra.

A rentabilidade dos capitais próprios, apesar de baixa (1,6%), é ligeiramente melhor que há um ano, que era de 1,4% (em dezembro estava nos 2,7%).

No que diz respeito ao produto bancário, as comissões líquidas registaram um crescimento homólogo de 38%, para 12,3 milhões de euros. O banco de capitais chineses diz que a Sucursal de Macau tem desempenhado um papel crucial na emissão de obrigações por parte de empresas chinesas,” gerando receitas significativas para o Haitong Bank no âmbito da sua estratégia crossborder”.

O produto bancário somou 35 milhões, igual a junho do ano passado, e compara com 76 milhões no fim de dezembro.

Dentro do produto bancário, a margem financeira líquida, no montante de 19,6 milhões de euros, aumentou 19% face ao primeiro semestre de 2023, beneficiando do ambiente de taxas de juro elevadas, de uma estratégia dinâmica de captação de funding, e do sucesso das áreas de negócio de Structured Finance e Fixed Income na execução de operações. Por outro lado, os Resultados de Mercados, no montante de 6,6 milhões de euros, situaramse abaixo do registo do primeiro semestre do ano anterior, o qual incluía um impacto positivo não recorrente de uma recuperação de crédito.

O resultado operacional fixou-se em 6 milhões de euros, igual ao de junho de 2023 e abaixo dos 16 milhões de euros atingidos em dezembro.

Em termos de eficiência, o banco de investimento que nasceu do BES Investimento, tem ainda um caminho a percorrer. O rácio de eficiência está em 82,5% (estava em 83% em junho de 2023 e em 79,2% em dezembro).

O Produto Bancário e os Custos Operacionais, no montante de 35,0 milhões de euros e 28,9 milhões de euros, respetivamente, no primeiro semestre de 2024, mantiveramse estáveis face ao desempenho operacional no primeiro semestre de 2023, diz o banco.

A carteira de crédito ascende a 715 milhões de euros em junho deste ano. Abaixo dos 871 milhões em junho do ano passado, mas acima dos 696 milhões de euros com que fechou o ano passado.

Há a destacar, pela positiva, que o rácio de crédito malparado é baixo, tendo atingido o 1,1% da carteira de crédito no primeiro semestre (1% em junho de 2023 e 1,2% em dezembro). A cobertura do crédito improdutivo com imparidades está nos 47,6%. Os indicadores de qualidade dos Ativos mantiveramse sólidos no primeiro semestre de 2024, com um rácio NPE de 2,1%.

Em termos de capital, o rácio CET1 está em 19,3% (mais forte que os 15% no período homólogo e que os 19% em dezembro).

O rácio de fundos próprios totais fixou-se em 24,2%.

Já o rácio de alavancagem está em 11%, ao passo que os rácios que revelam a posição de liquidez atingiram em junho os 149% (Net Stable Funding RatioNSFR) e 387% em termos de LCR (liquidity coverage ratio).

O banco que resulta do BESI tem uma larga experiência nas áreas de project finance, acquisition finance e outras operações de crédito, a Direção de Structured Finance.

Na análise às contas por áreas de atividade, verifica-se que no primeiro semestre de 2024, a atividade de Structured Finance do Haitong Bank gerou um produto bancário total de 11,5 milhões de euros, ultrapassando os objetivos de negócio estabelecidos para o período.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.