[weglot_switcher]

Hamas ameaça com novos ataques se ajuda do Qatar não entrar em Gaza

Fontes do movimento que controla a Faixa de Gaza disseram à imprensa libanesa que dezenas de milhões de dólares de ajuda à reconstrução estão retidos no Qatar.
4 Junho 2021, 18h10

Se Israel não permitir que os fundos do Qatar para ajudar à reconstrução da Faixa de Gaza cheguem ao enclave durante esta semana, o movimento Hamas disse, segundo fontes citadas pela imprensa libanesa, que voltará à violência. Com a aprovação de Israel, o Qatar distribuiu nos últimos anos centenas de milhões de dólares em dinheiro para permitir que o Hamas tenha financiamento para as necessidades básicas – como combustíveis e eletricidade, fornecidos a dezenas de milhares de famílias pobres.

Fontes do Hamas disseram ao jornal libanês Al Akhbar que a organização esperaria pelo financiamento até o final da semana, “e se isso não acontecer, tomaremos uma decisão importante em relação ao cessar-fogo mútuo” que entrou em vigor há duas semanas, após 11 dias de combate com Israel.

São pelo menos 30 milhões de dólares que todos os meses chegam do Qatar – país da Península Arábica que é considerado um satélite dos interesses do Irão no Médio Oriente. O Qatar é historicamente um dos principais financiadores do Hamas tendo enviado para o enclave, desde 2012, cerca de 1,4 mil milhões de dólares – revelou o ministro dos Negócios Estrangeiros do, o xeque Mohammed bin Abdulrahman al-Thani, em uma conferência em São Petersburgo, Rússia, na passada sexta-feira.

Al-Thani rejeitou acusações de que o financiamento do Qatar é gasto em material de guerra pelo Hamas e argumentou que Israel sabe como o dinheiro é transferido.

O Qatar tem sido alvo de represálias internacionais – normalmente veiculadas pela Arábia Saudita – precisamente pelas suas ligações ao Irão. Por outro lado, a comunidade internacional está impedida de financiar diretamente o Hamas sem que Israel saiba qual é a pista do dinheiro a partir do momento em que chega ao enclave. Nada disso – ou pelo menos muito menos que isso – se passa com a Autoridade Palestiniana, que controla a Cisjordânia, e que tem recebido financiamento diretamente dos dadores internacionais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.