A Cooprofar, a maior cooperativa nacional de farmácias, presidida por Hélder Mesquita, fechou 2024 com 483 milhões de euros de volume de negócios.
A história da Cooprofar tem pouco mais de meio século. Helder Mesquita, farmacêutico com mais de 20 anos de experiência, é presidente da Cooprofar desde junho de 2021 quando ganhou as eleições para a direção. As eleições são em junho e em conversa com o JE admite continuar, num novo mandato. “Quando chegar o momento das eleições, estarei disponível para dar continuidade a este projeto, se os cooperadores assim o entenderem. A Cooprofar não é um projeto pessoal, é uma causa coletiva”, diz.
Em jeito de balanço da sua presidência da Cooprofar diz que o percurso “tem sido pautado por três eixos fundamentais: reforço da proximidade com as farmácias, reposicionamento estratégico e modernização organizacional”.
O responsável destaca a criação de serviços inovadores, como a IGI – Inteligência na Gestão de Inventário, que permite às farmácias otimizar os seus stocks, libertando tempo e recursos. “Concretizámos ainda a primeira distribuição de excedentes aos cooperadores. Decidimos atribuir 5% do resultado líquido da cooperativa aos cooperadores”, acrescenta. Helder Mesquita diz ainda que “revimos os Estatutos, e com isto, demos um salto na governança da Cooprofar”.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com