[weglot_switcher]

Helicóptero do INEM com quatro pessoas a bordo desapareceu na zona de Valongo

A aeronave transportava um médico, um enfermeiro e dois pilotos e regressava à base em Macedo de Cavaleiros.
15 Dezembro 2018, 22h05

Um helicóptero ao serviço do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), com quatro pessoas a bordo, “desapareceu” pelas 18h30 deste sábado na zona de Valongo, distrito do Porto., disse fonte oficial do INEM. O helicóptero em questão é um Augusta A109S, operado pela empresa Babcock.

O helicóptero desapareceu na zona de Valongo, concelho próximo do Porto, quando fazia o trajeto do Hospital de Santo António no Porto, onde fora levar um doente grave, para Macedo de Cavaleiros. Levava a bordo  “um enfermeiro, um médico, o comandante e o piloto”, todos “ao serviço” da instituição.

O alerta terá sido dado por populares que terão ouvido um ruído por volta das 18h30, hora em que houve o último contacto.  O facto de ser noite e de o terreno ser montanhoso – serra de Pias –  está a dificultar as buscas para localizar o aparelho, nas quais estão envolvidos vários meios da Proteção Civil.

“Estão em curso buscas para localizar um helicóptero de emergência médica ao serviço deste Instituto, o qual está dado como desaparecido. A aeronave em questão regressava à sua base, em Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança, após ter realizado uma missão de emergência médica de transporte de um doente grave para o Hospital de Santo António, no Porto”, adianta o INEM em comunicado.

Segundo a Proteção Civil, estão envolvidos nas buscas os bombeiros de Valongo e de Santa Maria do Zêzere, com 4 veículos e 11 operacionais, estando a caminho “meios do INEM”, que não identificou, e um helicóptero da Força Aérea, que, de acordo com fonte da Força Aérea, descolou da Base Aérea do Montijo cerca das 21h45 e deverá chegar ao local pelas 22h30.

A mesma fonte da Proteção Civil disse à agência Lusa que não foi ainda uma definida uma zona concreta para o desaparecimento da aeronave, mas as autoridades estão a “tentar reduzir ao máximo” o perímetro das buscas nas imediações da aldeia de Couce, no concelho de Valongo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.