[weglot_switcher]

Henrique Valente: “Reação dos mercados a tarifas de Trump tem sido contida”

O analista da ActivTrades, Henrique Valente, diz ao JE, que a grande dúvida é se esta resposta “reflete uma confiança genuína” na resiliência da economia global ou se resulta de um “excesso de complacência” por parte dos investidores.
15 Julho 2025, 13h48

O analista da ActivTrades, Henrique Valente, refere ao Jornal Económico (JE), refere que o anúncio das tarifas por parte do presidente do Estados Unidos, Donald Trump, que ocorreu no fim-de-semana, onde se incluiu uma tarifa de 30% à União Europeia, tem despoletado uma “reação contida” dos mercados.

“Depois de começarem a semana em terreno negativo, na sequência do anúncio de tarifas de 30% entre os Estados Unidos e a União Europeia por Donald Trump, os principais índices acionistas dos Estados Unidos e da Europa recuperaram e estão a negociar perto de máximos históricos. O Nasdaq avançou cerca de 1% e o S&P 500 ganhou 0,5%, enquanto o DAX alemão manteve-se praticamente inalterado”, salienta Henrique Valente.

O analista da ActivTrades adianta que a reação dos mercados ao anúncio das tarifas de Trump, e a outros dados recentes, “tem sido contida”.

Para Henrique Valente a grande dúvida é se esta resposta “reflete uma confiança genuína” na resiliência da economia global ou se resulta de um “excesso de complacência” por parte dos investidores.

“Para já, o forte momentum das bolsas tem prevalecido, mas já se antecipa uma aceleração nos dados da inflação de junho nos EUA, um cenário que poderá colocar a Reserva Federal numa posição desconfortável”, considera Henrique Valente.

O analista da ActivTrades adianta que o foco agora deve virar-se para a época de resultados com os investidores a tentarem perceber se os lucros empresariais, “que estão no nível mais baixo dos últimos dois anos, serão suficientes para compensar os riscos comerciais crescentes”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.