Herdade do Monte da Ribeira potencia exportações para a Rússia

O mercado russo representa um total de 142 milhões de consumidores.

Benoit Tessier/Reuters

A Herdade do Monte da Ribeira (HMR) achou na Rússia o próximo mercado potencial de exportação de vinhos.

A empresa, pertencente à Fundação Victor e Maria da Graça Carmona e Costa, esteve presente na Prodexpo, uma das maiores mundiais de alimentação e bebidas, que se realizou na Rússia até 10 de fevereiro passado.

“Trata-se de uma oportunidade única para a empresa alentejana de contactar com um mercado com mais de 142 milhões de consumidores e dar a conhecer as duas marcas de vinhos que produz atualmente: Pousio (Colheita Tinto, Branco e Rosé; Escolha Branco e Tinto; e Reserva Branco e Tinto) e Marmelar, (…) que apenas é produzido em anos excecionais e que foi distinguido com prémio de excelência 2015 pela Revista de Vinhos”, sublinha a HMR em comunicado.

Além da presença na Prodexpo, que se realizou em Moscovo, a HMR participou ainda noutras iniciativas paralelas, até 14 de fevereiro passado, como dois jantares vínicos (um na capital russa e outro em São Petersburgo), bem como num seminário e prova de Vinhos de Portugal que aconteceram também em São Petersburgo.

A Prodexpo realizou a sua 24ª edição, tendo contado com cerca de dois mil participantes de 57 países, como Argentina, Arménia, Brasil, Bulgária, Grécia, Itália, Coreia, Portugal, Sérvia, África do Sul, Espanha, Sri Lanka ou Tunísia.

Já no ano passado, a feira contou com a participação de 913 expositores estrangeiros de 65 países e foi visitada por quase 55 mil profissionais de 97 países e de todas as províncias russas, sublinhando a oportunidade única de ‘networking’ que revela para os produtores que aí estão representados.

A participação da HMR na Prodexpo está incluída num plano de iniciativas promovidas pela CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, da qual a empresa faz parte.

A Herdade do Monte da Ribeira – localizada junto à povoação de Marmelar, concelho da Vidigueira – produz os vinhos Pousio e Marmelar.

A partir de 2010, a HMR potenciou a qualidade dos seus vinhos e diversificou os mercados, apostando agora também na produção de azeite, com dois lotes de azeite extra virgem: Pousio e Pousio Premium.

“O lançamento desta gama é resultado de um trabalho de vários anos de qualificação dos mais de 200 hectares de olival da Herdade do Monte da Ribeira, trabalho este liderado por Mariana Carmona e Costa, engenheira agrícola”, sublinha o referido comunicado.

Ler mais
Recomendadas

Vinhos verdes prometem contra-atacar primeira queda nas exportações desde 2004

“Nós aumentámos todos os anos as exportações, desde 2004 até 2019. Este será o primeiro ano em que, de certeza, interromperemos esse ciclo fantástico de crescimento”, afirmou o presidente da comissão de viticultura.

Empresas querem digitalizar restaurantes e desafiam-nos a aderir às ementas online

Páginas Amarelas, Emenuk ou Zwypit propõem que se minimize o contacto físico entre consumidor e staff com aplicações móveis.

Ministra da Agricultura vai inaugurar mercado digital ‘Prove Viseu Dão Lafões’

O mercado ficará alojado, este ano, na plataforma Dott.pt e é dedicado à comercialização de vinho, queijos, fumeiros, mel, compotas e outros produtos de excelência dos 14 municípios da Comunidade Intermunicipal de Viseu.
Comentários