Herdade do Monte da Ribeira potencia exportações para a Rússia

O mercado russo representa um total de 142 milhões de consumidores.

Benoit Tessier/Reuters

A Herdade do Monte da Ribeira (HMR) achou na Rússia o próximo mercado potencial de exportação de vinhos.

A empresa, pertencente à Fundação Victor e Maria da Graça Carmona e Costa, esteve presente na Prodexpo, uma das maiores mundiais de alimentação e bebidas, que se realizou na Rússia até 10 de fevereiro passado.

“Trata-se de uma oportunidade única para a empresa alentejana de contactar com um mercado com mais de 142 milhões de consumidores e dar a conhecer as duas marcas de vinhos que produz atualmente: Pousio (Colheita Tinto, Branco e Rosé; Escolha Branco e Tinto; e Reserva Branco e Tinto) e Marmelar, (…) que apenas é produzido em anos excecionais e que foi distinguido com prémio de excelência 2015 pela Revista de Vinhos”, sublinha a HMR em comunicado.

Além da presença na Prodexpo, que se realizou em Moscovo, a HMR participou ainda noutras iniciativas paralelas, até 14 de fevereiro passado, como dois jantares vínicos (um na capital russa e outro em São Petersburgo), bem como num seminário e prova de Vinhos de Portugal que aconteceram também em São Petersburgo.

A Prodexpo realizou a sua 24ª edição, tendo contado com cerca de dois mil participantes de 57 países, como Argentina, Arménia, Brasil, Bulgária, Grécia, Itália, Coreia, Portugal, Sérvia, África do Sul, Espanha, Sri Lanka ou Tunísia.

Já no ano passado, a feira contou com a participação de 913 expositores estrangeiros de 65 países e foi visitada por quase 55 mil profissionais de 97 países e de todas as províncias russas, sublinhando a oportunidade única de ‘networking’ que revela para os produtores que aí estão representados.

A participação da HMR na Prodexpo está incluída num plano de iniciativas promovidas pela CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, da qual a empresa faz parte.

A Herdade do Monte da Ribeira – localizada junto à povoação de Marmelar, concelho da Vidigueira – produz os vinhos Pousio e Marmelar.

A partir de 2010, a HMR potenciou a qualidade dos seus vinhos e diversificou os mercados, apostando agora também na produção de azeite, com dois lotes de azeite extra virgem: Pousio e Pousio Premium.

“O lançamento desta gama é resultado de um trabalho de vários anos de qualificação dos mais de 200 hectares de olival da Herdade do Monte da Ribeira, trabalho este liderado por Mariana Carmona e Costa, engenheira agrícola”, sublinha o referido comunicado.

Ler mais
Recomendadas

José Avillez abriu no Dubai mas fechou três restaurantes em Lisboa

A Cantina Zé Avillez, um dos mais populares, junto ao Campo das Cebolas também encerrou as portas ao público. Abriu em 2018 e o objetivo era servir almoços rápidos para a população lisboeta.

Sardinha: Uma velha conhecida ainda chega a tempo dos Santos Populares

Desde meados de setembro de 2018 que os pescadores de Portugal e Espanha estão sem poder pescar sardinha, mas a interdição está quase a terminar. Os portugueses regressaram ao mar a partir de 3 de junho para apanharem um peixe emblemático, mas que tem perdido primazia no setor.

Delta Q entra na Polónia através de cadeia de supermercados da Jerónimo Martins

A marca de café em cápsulas do grupo Delta refere que vai, assim, passar a estar presente em 1.100 localidades na Polónia, através das 2.900 lojas da polaca Biedronka.
Comentários