Herdade do Monte da Ribeira potencia exportações para a Rússia

O mercado russo representa um total de 142 milhões de consumidores.

Benoit Tessier/Reuters

A Herdade do Monte da Ribeira (HMR) achou na Rússia o próximo mercado potencial de exportação de vinhos.

A empresa, pertencente à Fundação Victor e Maria da Graça Carmona e Costa, esteve presente na Prodexpo, uma das maiores mundiais de alimentação e bebidas, que se realizou na Rússia até 10 de fevereiro passado.

“Trata-se de uma oportunidade única para a empresa alentejana de contactar com um mercado com mais de 142 milhões de consumidores e dar a conhecer as duas marcas de vinhos que produz atualmente: Pousio (Colheita Tinto, Branco e Rosé; Escolha Branco e Tinto; e Reserva Branco e Tinto) e Marmelar, (…) que apenas é produzido em anos excecionais e que foi distinguido com prémio de excelência 2015 pela Revista de Vinhos”, sublinha a HMR em comunicado.

Além da presença na Prodexpo, que se realizou em Moscovo, a HMR participou ainda noutras iniciativas paralelas, até 14 de fevereiro passado, como dois jantares vínicos (um na capital russa e outro em São Petersburgo), bem como num seminário e prova de Vinhos de Portugal que aconteceram também em São Petersburgo.

A Prodexpo realizou a sua 24ª edição, tendo contado com cerca de dois mil participantes de 57 países, como Argentina, Arménia, Brasil, Bulgária, Grécia, Itália, Coreia, Portugal, Sérvia, África do Sul, Espanha, Sri Lanka ou Tunísia.

Já no ano passado, a feira contou com a participação de 913 expositores estrangeiros de 65 países e foi visitada por quase 55 mil profissionais de 97 países e de todas as províncias russas, sublinhando a oportunidade única de ‘networking’ que revela para os produtores que aí estão representados.

A participação da HMR na Prodexpo está incluída num plano de iniciativas promovidas pela CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, da qual a empresa faz parte.

A Herdade do Monte da Ribeira – localizada junto à povoação de Marmelar, concelho da Vidigueira – produz os vinhos Pousio e Marmelar.

A partir de 2010, a HMR potenciou a qualidade dos seus vinhos e diversificou os mercados, apostando agora também na produção de azeite, com dois lotes de azeite extra virgem: Pousio e Pousio Premium.

“O lançamento desta gama é resultado de um trabalho de vários anos de qualificação dos mais de 200 hectares de olival da Herdade do Monte da Ribeira, trabalho este liderado por Mariana Carmona e Costa, engenheira agrícola”, sublinha o referido comunicado.

Ler mais
Recomendadas

Provámos o Kit Kat verde que chega às lojas em abril

O chocolate de matcha e chá verde é um dos mais recentes lançamentos da empresa suíça Nestlé. Demorou 15 anos a chegar às prateleiras dos supermercados europeus, depois de ser criado no Japão.

Nestlé eliminou mais de 300 milhões de pacotes de açúcar da mesa dos portugueses em quatro anos

A empresa suíça registou vendas totais de 500 milhões de euros em Portugal. “Estamos a fazer investimentos importantes na área da nutrição infantil, bebidas, nomeadamente com o café torrado da marca Starbucks a ser produzido na fábrica Porto”, disse Paolo Fagnoni, diretor-geral da Nestlé Portugal.

Mercadona planeia abrir até 200 lojas em Portugal

“Somos anticentralismo. Queremos demonstrar que o Porto é tão bom como Lisboa. Iremos estar em Lisboa e ficaremos muito contentes quando isso acontecer, mas Portugal não é só Lisboa, tal como Espanha não e só Madrid”, defende o presidente da Mercadona, Juan Roig.
Comentários