A equipa do departamento de Informática da Faculdade Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (Nova FCT) ganhou o concurso internacional “Alexa Prize TaskBot Challenge 2”, promovido pela Amazon, e encaixou 500 mil dólares (cerca de 475 mil euros).
Os alunos portugueses venceram o prémio principal da segunda edição desta competição, que procura desenvolver soluções conversacionais de última geração através de Inteligência Artificial (IA), com um sistema em que as técnicas de processamento de modelos de linguagem conseguem ensinar os utilizadores, por diálogo, a fazerem tarefas manuais e a responder perguntas sobre o conteúdo de vídeos.
O grupo de estudantes da chamada “Nova Lincs”, cujo nome de guerra era “TWIZ”, foi orientada pelos professores João Magalhães e David Semedo, liderada pelo aluno Rafael Ferreira e composta ainda por Diogo Tavares, Diogo Silva, Rodrigo Valério, Inês Simões, Vasco Ramos e João Bordalo.
Depois de ganhar o segundo prémio na edição do ano passado, esta equipa destacou-se agora pela tecnologia com capacidade para dialogar sobre conteúdos de vídeo e ensino de trabalhos manuais. “O agente pode ensinar um utilizador a completar uma tarefa manual complexa, tais como cozinhar, pintar, arranjar objetos, etc., e ainda dialogar em detalhe sobre as instruções com suporte de vídeo”, exemplifica a organização.
“Os diálogos do utilizador no Alexa TaskBot são únicos e lançam uma nova luz sobre a execução de tarefas manuais. Aproveitamos estes diálogos e aprendemos que o uso da nossa solução permitiu-nos orientar as conversas de uma forma mais contextual e perspicaz”, afirmou Rafael Ferreira, líder da equipa da Nova FCT, em comunicado divulgado esta segunda-feira.
A Amazon lembra que o Alexa Prize TaskBot Challenge 2 é uma competição universitária que pede aos estudantes de todo o mundo que resolvam um dos problemas mais difíceis da IA conversacional: criar experiências de IA conversacional que respondam às necessidades dos utilizadores em constante mudança, enquanto concluem tarefas complexas. A expetativa é que o TaskBot, agente de conversação da Alexa, tenha uma comunicação eficaz e seja capaz de guiar o utilizador na execução de tarefas manuais, desde cozinhar a fazer origamis.
Na final da competição, cinco equipas universitárias foram selecionadas com base no feedback dos clientes e no mérito científico dos artigos técnicos produzidos, entre outros critérios. Os clientes do Alexa interagiram com os taskbots das universidades com a frase “Alexa, let’s work together” (“Alexa, vamos trabalhar juntos”) nos dispositivos Amazon Echo ou Fire TV.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com