[weglot_switcher]

Holdimo: “Bruno de Carvalho pode ser destituído de presidente da SAD já hoje ou amanhã”

Fonte oficial da Holdimo, em declarações exclusivas ao Jornal Económico, adianta que a comissão de gestão que será nomeada por Jaime Marta Soares, “pode substituir Bruno de Cavalho, mas não a restante equipa de administração”.
  • Álvaro Sobrinho
13 Junho 2018, 15h41

O presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho, poderá ser destituído “hoje ou amanhã” de presidente do conselho de administração da Sporting SAD, por decisão da comissão de gestão que vier a ser nomeada para o clube por Jaime Marta Soares, disse ao Jornal Económico fonte oficial da Holdimo, segundo maior acionista da sociedade anónima desportiva do Sporting.

Bruno de Carvalho foi esta quarta-feira suspenso com efeito imediato das suas funções no Sporting Clube de Portugal pela comissão fiscalizadora nomeada pelo presidente demissionário da mesa da assembleia geral do clube. Ficou também impedido de entrar nas instalações do clube. Em consequência, é necessário que seja nomeada uma comissão de gestão para o clube.

Em resposta, Bruno de Carvalho rejeitou a decisão e disse não reconhecer a legitimidade da comissão fiscalizadora. “É uma tomada de poder à força. Aqui está a golpada que estou a falar faz 2 semanas”, afirmou, numa mensagem publicada na sua conta da rede social Facebook.

De seguida, o presidente da mesa de assembleia geral do Sporting, Jaime Marta Soares, disse que a comissão de gestão do clube será conhecida nas próximas horas, depois de o conselho diretivo ter sido suspenso preventivamente pela comissão de fiscalização por si nomeada.

Citado pela agência Lusa, Jaime Marta Soares disse que tudo será “feito de acordo e com respeito pelos estatutos” e adiantou que a composição da comissão de gestão do clube será conhecida nas “próximas horas”.

Em declarações ao Jornal Económico, fonte oficial da Holdimo explica que Bruno de Carvalho é presidente do conselho de administração da Sporting SAD em representação das ações detidas pelo Sporting e que a comissão de gestão poderá mudar o representante do clube.

“Bruno de Carvalho pode ser destituído já hoje, ou amanhã pela comissão de gestão”, disse a mesma fonte.

No entanto, a comissão de gestão não poderá tomar o mesmo tipo de medida em relação aos outros membros da administração da SAD. “Penso que será previsível que convoquem uma assembleia geral para a destituição dos restantes elementos. Neste momento é este o quadro”, refere a fonte da Holdimo.

Sobre a resposta de Bruno de Carvalho à suspensão, dizendo que não a reconhece, a Holdimo diz que se trata, agora, de uma questão de autoridade. “Ele [Bruno de Carvalho] disse que não vai acatar, mas agora é uma questão de autoridade. Os órgãos estão a exercer as competências que os estatutos lhe atribuem e portanto se houver algum impedimento terão de recorrer à autoridade pública para que se faça cumprir”, afirma.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.