[weglot_switcher]

Hóspedes confiam cada vez mais em plataformas online de reserva, destaca Eurostat

As reservas do primeiro trimestre deste ano feitas por esta via cresceram 28,3% numa análise homóloga, o que corresponde a 123,7 milhões de noites passadas em alojamentos cujas reservas foram registadas em plataformas como Airbnb, Booking, Expedia Group e TripAdvisor.
29 Julho 2024, 18h58

A preferência por plataformas online na hora de reservar alojamento não dá sinais de estar a abrandar, como os números recorde mensais do Eurostat têm vindo a mostrar. As reservas do primeiro trimestre deste ano feitas por esta via cresceram 28,3% numa análise homóloga, o que corresponde a 123,7 milhões de noites passadas em alojamentos cujas reservas foram registadas em plataformas como Airbnb, Booking, Expedia Group e TripAdvisor.

De acordo com o gabinete de estatísticas europeu, em janeiro deste ano 33,3 milhões de noites passadas em alojamentos reservados nestas plataformas, traduzindo um crescimento de 16,7% comparando com o mesmo mês de 2023. Em fevereiro, 41,2 milhões de dormidas realizadas nesse mês foram reservadas nestas páginas, um aumento de 19,0% face a fevereiro do ano passado. No mês seguinte, o crescimento foi de 48%, para 49,2 milhões de noites.

Por país, Espanha, Croácia e França reuniram as preferências dos hóspedes no ano passado. “As regiões mais populares para alojamento de curta duração reservado através de plataformas online em 2023 foram a Andaluzia, em Espanha (35,6 milhões de noites), Jadranska Hrvatska, na Croácia (32,6 milhões), e a região francesa Provence-Alpes-Côte d’Azur (24,9 milhões)”, revela o gabinete de estatísticas europeu em mais um boletim mensal.

Espanha e França concentram as preferências, com seis cada uma entre as principais regiões, seguidas de Itália, com cinco, Portugal com duas e a Croácia com uma.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.