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Hospitalar 2025 alavanca “internacionalização das empresas portuguesas do setor”

Com o setor da Saúde a dar mostras de empenho na internacionalização, o mercado da América Latina, que se concentrou em São Paulo, Brasil, demonstra grande apetência para o financiamento e uma forte procura de soluções.
2 Junho 2025, 07h00

A Associação Empresarial de Portugal (AEP), com o objetivo de apoiar as empresas no processo de diversificação de mercados e aumento das suas quotas internacionais, organizou a participação nacional na Feira Hospitalar 2025, que teve lugar no São Paulo Expo, Brasil, este mês. A participação nacional alcançou os objetivos propostos: “a participação das empresas nacionais na feira Hospitalar reafirma a capacidade do setor da saúde português em competir e afirmar-se nos mercados internacionais, com soluções tecnológicas e serviços de elevado valor acrescentado”.

Em declarações ao Jornal Económico (JE), Luís Miguel Ribeiro, presidente do conselho de administração da AEP, especificou que “a presença organizada pela associação neste certame estratégico insere-se na nossa missão de apoiar a internacionalização das empresas portuguesas, promovendo o contacto direto com novos parceiros e oportunidades de negócio na América Latina.”

“O balanço desta participação é francamente positivo, com as empresas envolvidas a reportarem contactos qualificados, perspetivas de exportação e reforço da notoriedade da oferta portuguesa no setor da saúde”, concluiu Luís Miguel Ribeiro.

A Feira Hospitalar destaca-se como o principal evento de negócios do setor da saúde na América Latina, consolidando-se ao longo de mais de 30 anos. O evento é uma plataforma de ligação entre as várias comunidades da saúde, proporcionando oportunidades únicas de negócios, networking e partilha de conhecimento.

Com taxas de crescimento assinaláveis nas edições anteriores, estima-se que o evento mais recente tenha contado com mais de três mil expositores e mais de 90 mil visitantes profissionais provenientes de mais de 100 países. Trata-se de um evento à escala mundial e uma excelente oportunidade para explorar novos mercados e identificar potenciais negócios.

A relevância do mercado sul-americano no setor da saúde é já muito alta, especialmente pelo crescimento das healthtechs. A América Latina oferece um vasto leque de oportunidades para o setor da saúde, com um aumento expressivo das healthtechs e startups focadas em soluções inovadoras. Há também um investimento crescente em saúde: de acordo com dados do Banco Mundial e da OCDE, os gastos com saúde na América Latina têm vindo a crescer rapidamente, com os países da região a investirem cerca de 8% do PIB em saúde, muito próximo dos 9,3% na Europa.

O financiamento público está em alta. Em 2021, a América Latina registou um recorde de financiamento público para a saúde, com o Brasil a liderar, captando mais de 370 milhões de dólares, seguido do Chile com 209 milhões de dólares. Nesse contexto, o Brasil surge como o principal mercado: com 230 milhões de habitantes, é a maior economia da América Latina e a nona a nível mundial. “O mercado brasileiro, pela sua dimensão continental, oferece inúmeras oportunidades no setor da saúde”. Além disso, São Paulo é o centro da saúde na América Latina, sendo um dos principais centros financeiros e de decisão em compras para o setor hospitalar.

Segundo a AEP, o evento atrai vários players ligados à indústria da saúde, como administrações hospitalares, representantes do Estado, importadores/exportadores, distribuidores especializados, plataformas de e-commerce e órgãos reguladores como a ANVISA, o que contribui para o sucesso do evento.

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