Por causa dos investimentos na China e França os lucros do HSBC ficaram abaixo da expetativa dos analistas. O lucro líquido atribuível aos acionistas ordinários do banco no acumulado doo ano foi de 22,4 mil milhões de dólares (20,7 mil milhões de euros), o que compara com 14,3 mil milhões de dólares do ano anterior. Recorde-se que o banco HSBC tinha reportado lucros de 24,3 mil milhões de dólares entre janeiro e setembro. Isto revela que o HSBC registou uma queda nos resultados do quarto trimestre. O HSBC teve prejuízo líquido de 153 milhões de dólares no quarto trimestre de 2023, que contrasta fortemente com o lucro 4,38 mil milhões de dólares apurado em igual período de 2022.
Os resultados antes de impostos do HSBC aumentaram 78% em 2023 para 30,3 mil milhões de dólares, no entanto, o mercado esperava mais (34,1 mil milhões) porque o aumento da receita proveniente das taxas de juros mais altas foi compensado por uma fatura pesada de três mil milhões de dólares da sua participação no Bank of Communications da China.
O banco reportou uma queda de 80% nos lucros antes de impostos do quarto trimestre, para mil milhões de dólares, com o banco a ser penalizado por uma provisão de três mil milhões de dólares relacionada com a sua subsidiária na China.
O HSBC tem sede em Londres mas foca-se no mercado asiático.
Também as perdas de dois mil milhões de dólares na venda do negócio de retalho em França explicam a queda dos resultados.
O banco anunciou um programa de recompra de ações de até dois mil milhões de dólares e um dividendo de 31 cêntimos por ação.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com