A Huawei vai começar a construção de uma fábrica de equipamentos de rede móvel em França no próximo ano. A notícia é avançada pela “Reuters”, que cita fontes próximas do tema. A confirmar-se, esta é a primeira fábrica da empresa chinesa em solo europeu, depois de vários boicotes.
Segundo a mesma fonte, o plano era ter avançado com o investimento de 200 milhões de euros em 2020, mas a construção foi atrasada devido à pandemia de Covid-19.
No anterior investimento, a fábrica seria batizada de Huawei European Wireless Factory, estando pensada para a produção dos principais componentes das estações destinadas ao mercado europeu, sendo já incorporadas com tecnologia 5G.
Tudo indica que a fábrica irá ser construída em Brumath, perto de Estrasburgo. Para já, não existe um prazo para a conclusão da construção e a Huawei não respondeu a pedidos de comentários.
No entanto, uma fonte do governo francês admitiu que a inauguração deverá acontecer em 2025.
A China é o terceiro maior parceiro comercial de França, apenas atrás da União Europeia e dos Estados Unidos. Em 2020, aquando dos planos para avançar com o investimento na fábrica, o governo francês disse às operadoras de telecomunicações que não poderiam renovar as licenças dos equipamentos da Huawei quando estes expirassem, seguindo o exemplo de vários países europeus no boicote à empresa chinesa.
Aquando do anúncio do investimento, a Huawei anunciou que este centro de produção iria gerar 300 postos de trabalho diretos e que iria fabricar o equivalente a mil milhões de euros em componentes por ano, o que permitiria um boost à economia francesa.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com