[weglot_switcher]

Humanoides a carros voadores. O futuro está no Dubai?

Os Jetsons davam conta de um futuro com carros voadores em 2062. Será que vai acontecer? Robôs humanoides a desenhar já temos, pelo menos.
humanoides Gitex
16 Outubro 2024, 21h00

A tecnologia está a evoluir a olhos vistos, seja na aplicação de soluções de Inteligência Artificial em startups ou na criação de objetos que pretendem auxiliar o dia-a-dia dos humanos.

A Gitex Global é a mostra destes objetos, colocando a imaginação de um futuro à distância de um simples toque e fotografia para a posterioridade. Ora, uma visita pelos diversos pavilhões da Gitex, localizada no Dubai World Trade Center, especialmente no gigantesco pavilhão da Etisalat permitem dar a mão do que será o futuro humano daqui por alguns anos.

Há não muitos anos, os filmes de ficção científica davam conta de carros a sobrevoar as cidades mundiais. Um dos exemplos mais vívidos é a série animada “Os Jetsons”, e tudo o que as crianças experenciaram anos a fio enquanto passava na televisão.

Ainda que esta animação seja caracterizada em 2062, passando-se 100 anos entre a premiere do primeiro episódio, este futuro poderá estar cada vez mais perto. Como? Basta ver os últimos ideais que marcas chineses, nomeadamente a Xpeng, e outras startups mais ambiciosas têm apresentado: carros capazes de abrir asas e voar.

Foi há precisamente dois anos, na Gitex Dubai, que a Xpeng apresentou o X2 e as suas capacidades voadoras. O voo, que precisou de uma autorização especial na altura, foi testemunhado por mais de 150 participantes, tendo-se seguido uma pequena introdução ao aparelho e ao seu futuro no mundo da mobilidade.

Este ano foi a vez do Xpeng Aeroht, ainda um protótipo imóvel. No entanto, o porta-voz da Xpeng revelou no evento que a ideia é ter um protótipo funcional disponível para venda em 2030. Assemelha-se bastante a um carro desportivo, mas são as suas ‘asas’ que causam surpresa. Afinal, quem é que nunca sonhou em ter hélices ocultas no meio do trânsito que permitissem que o carro voasse?

O proposto é que este veículo descole na vertical, com o condutor a usar um joystick para controlar todos os motores até uma altitude de mil metros. Outra das maiores surpresas é que este automóvel voador contará apenas com energia elétrica.

E humanoides?

A robô Sophia já passou à história. Os humanoides estão cada vez mais inteligentes, mais autónomos e até conseguem obter cartões de identificação.

Algo onde se tem vindo a notar na evolução destes humanoides é no olhar, com os inventores a replicar de forma mais parecida realista o olhar humano.

Esta humanoide em questão tinha um microfone à sua frente, dando a possibilidade aos visitantes de interagirem consigo. Uma das suas capacidades é também o desenho, como as fotografias abaixo demonstram.

Além desta mulher humanoide, haviam outros menos humanos e que se apresentavam com menos tecnologia. Ou seja, apesar de terem a capacidade de responder a perguntas e dar um aperto de mão, pouco ou nada se mexiam.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.