[weglot_switcher]

Humza Yousaf eleito líder do Partido Nacional Escocês

O até agora ministro da Saúde venceu as duas rivais para substituir Nicola Sturgeon. O partido sai muito dividido da escolha, o que é uma excelente notícia para o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak.
27 Março 2023, 14h54

Humza Yousaf foi eleito o primeiro líder de uma minoria étnica do Partido Nacional Escocês (SNP) após uma campanha tumultuada que expôs profundas divisões no partido que dominou a política escocesa sob a sua antecessora, Nicola Sturgeon. Neste quadro, Yousaf será o próximo primeiro-ministro da Escócia, depois de confirmado por uma votação nominal no Holyrood, o Parlamento escocês, já nesta terça-feira.

A secretária nacional do SNP, Lorna Finn, anunciou que a participação na eleição para a liderança do partido foi de 70%. Com as contagens ainda não totalmente fechadas, Yousaf terá obtido 24.336 votos (48%), Kate Forbes, que as sondagens davam como a provável vencedora, 20.559 (40%) e Ash Regan 5.599 (11%).

Yousaf, o ministro da Saúde e de longe o candidato mais experiente (esteve à frente das pastas da Justiça e dos Transporte), venceu a sua rival de centro-direita, Kate Forbes, após uma disputa pela liderança motivada pela renúncia muito inesperada de Sturgeon em fevereiro, que foi enquadrada pelos analistas como uma batalha existencial sobre o futuro do SNP.

Yousaf, que tinha o apoio da maioria dos deputados do SNP, maioritário no Parlamento, havia prometido continuar a agenda socialmente inclusiva de centro-esquerda que definiu a era Sturgeon.

Mas durante a campanha, segundo a imprensa britânica, Humza Yousaf acabou por distanciar-se do legado da sua antecessora e prometeu um caminho pessoal diferente: um governo mais aberto – o que em princípio quer dizer mais dialogante com o governo do Reino Unido e o fim da ‘mania’ de Stirgeon de confundir todas as eleições com um referendo à independência. Foi exatamente assim nas eleições a meio de 2021 – quando Sturgeon assumiu que uma maioria absoluta queria dizer que a maioria do povo escocês queria a independência. Não a conseguiu.

A postura de Yousaf é uma excelente notícia para o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak – que assim vê afastado do seu horizonte político qualquer veleidade independentista dos belicosos escoceses. A derrotada Kate Forbes tinha um entendimento muito mais próximo da anterior primeira-ministra, e a independência era o primeiro ponto da sua agenda política.

Em entrevista publicada esta segunda-feira antes do anúncio da vitória, Yousaf prometeu realizar uma cimeira anti-pobreza como seu primeiro ato enquanto primeiro-ministro – para a qual convidará especialistas para debater impostos sobre a riqueza para financiar o apoio aos mais pobres – segundo as estatísticas, a pobreza infantil na Escócia está ao mesmo nível de quando o SNP chegou ao poder, em 2007.

O partido revelou que o número dos membros caiu de 104 mil para 72 mil desde dezembro de 2021.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.