A Inteligência Artificial (IA) cria novas oportunidades de negócio para a banca, considera a responsável da Mastercard para Portugal.
“É difícil não ver uma área onde a IA não seja útil”, disse hoje Maria Antónia Saldanha no pequeno-almoço de debate sobre o potencial da Inteligência Artificial (IA) no sector bancário promovido pelo Jornal Económico que decorreu em Lisboa.
“Há a oportunidade de novos negócios: o facto de termos um conjunto de dados imenso, nunca houve dúvidas de que a banca está com privilégio ímpar de acesso a dados; agora com IA, consegue-se trabalhar esses dados para desenvolver novos serviços e novos modelos de negócio. É óbvio que há ganhos de produtividade, mas abre novas oportunidades de negócio”, afirmou a gestora.
Maria Antónia Saldanha considera que a IA tem um papel importante para desempenhar na banca em termos de cibersegurança, pois os criminosos já a usam.
“Onde já víamos uma particular utilização da IA era na cibersegurança. Outras tecnologias que têm sido mais críticas para evitar verdadeiras catástrofes, já é usada há muito tempo por quem está do lado errado. É fundamental a banca ter consciência da responsabilidade que têm: não investir neste tipo de tecnologias cria um grande risco, reputacional e financeiro – sabendo que está a ser usada para atividades criminosas”, segundo a responsável.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com