[weglot_switcher]

IA criará 170 milhões de novos empregos até ao final da década

De acordo com dados da Stocklytics.com, os especialistas em big data e engenheiros de fintech são os empregos que mais vão crescer entre 2025 e 2030.
Homem & Máquina
20 Janeiro 2025, 18h42

O crescimento explosivo da inteligência artificial (IA), blockchain e automação, juntamente com a adoção crescente de ferramentas e plataformas digitais, teve um impacto significativo na economia global, alterando a forma como as empresas operam e se comunicam com os seus clientes.

No entanto, a ascensão dessas tecnologias também transformou o mercado de trabalho, obrigando os trabalhadores a requalificarem-se e a adaptarem-se a novas oportunidades.

De acordo com dados da Stocklytics.com, os especialistas em big data e engenheiros de fintech são os empregos que mais vão crescer entre 2025 e 2030.

Os especialistas em big data formam a espinha dorsal da inovação em IA em diversos setores, desde a saúde até às finanças e ao comércio. Desempenham um papel essencial na gestão de grandes conjuntos de dados que permitem a deteção de fraudes, análises preditivas e sistemas de recomendação.

Segundo o Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2025 do Fórum Económico Mundial (WEF), os especialistas em big data lideram a lista de empregos de mais rápido crescimento, com um aumento projetado de 110% entre 2025 e 2030, muito superior a qualquer outra profissão.

Os engenheiros de fintech, que desenvolvem tecnologias financeiras de ponta, como blockchain e sistemas de pagamento digital, ocupam o segundo lugar, com um aumento projetado de 86% nos próximos cinco anos. Em comparação com o ano passado, quando lideraram o ranking, os especialistas em machine learning caíram para o terceiro lugar, com um crescimento esperado de 81% até 2030.

Os desenvolvedores de aplicações e os gestores de segurança completam o top cinco de empregos, com um aumento projetado de 58% e 57%, respetivamente.

De acordo com as previsões do WEF, a formação para se tornar especialista em armazéns de dados, especialista em veículos autónomos e elétricos, ou designer de UI e UX também é uma boa opção para quem procura um emprego seguro no futuro próximo.

Enquanto alguns empregos estão a crescer, outros estão a encolher. Segundo o WEF, os funcionários dos serviços postais, os bancários e os assistentes de entrada de dados enfrentam uma queda entre 25% e 35%. Secretários, assistentes administrativos e caixas também estão a enfrentar um declínio significativo à medida que a automação avança.

O Relatório Anual sobre Tendências de Trabalho de 2024 revelou que 75% dos funcionários usaram IA no trabalho no ano passado, particularmente em pequenas e médias empresas. Além disso, dois em cada três líderes tecnológicos estavam mais propensos a dar uma oportunidade a alguém com habilidades em IA do que a um candidato mais experiente sem essas competências.

De acordo com as previsões do Fórum Económico Mundial, a IA criará mais de 170 milhões de novos empregos até 2030, muito mais do que qualquer outra tecnologia. Este número traz muitas oportunidades para os trabalhadores dispostos a aprender e a adaptar-se.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.