[weglot_switcher]

Iate de oligarca russo no valor de 109 milhões foi apreendido no Mediterrâneo

A embarcação tem 78 metros de comprimento, pertence a um oligarca e multimilionário russo e foi confiscada pelas autoridades espanholas e americanas. A medida faz parte das sanções impostas a Moscovo pela invasão à Ucrânia.
4 Abril 2022, 21h00

A Guarda Civil espanhola, com a ajuda de agentes federais dos Estados Unidos, apreendeu numa ilha do Mediterrâneo um iate cujo dono é Viktor Vekselberg um oligarca russo que tem uma relação de proximidade com Vladimir Putin.

De acordo com a informação divulgada pela “Associated Press”, a policia foi vista entrar na embarcação durante a manhã de segunda-feira. De acordo com as declarações de uma fonte da Guarda Civil à mesma agência, o iate chama-se Tango, tem 78 metros de comprimento e no Superyachtfan.com, um website especializado, está avaliado em 109 milhões de euros.

O iate está ligado a Vekselberg, multimilionário russo e aliado próximo do presidente daquele país. O empresário russo viu os seus bens nos Estados Unidos congelados e as empresas que lhe pertencem estão proibidas de fazer negócios com ele e com as suas entidades.

A Casa Branca garantiu que são muitos os países que procuram recolher informação contra os russos visados pelas sanções. O presidente, Joe Biden, avisou os oligarcas de que as autoridades vão continuar a “apreender os vossos iates, os vossos apartamentos de luxo e os vossos jatos privados.”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.