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Ibersol lucra 1,8 milhões de euros no primeiro semestre

O volume de negócios consolidado das operações continuadas da dona da Pizza Hut aumentou 8,7%, em termos homólogos, para os 209,4 milhões de euros.
26 Setembro 2024, 20h18

O grupo Ibersol, que detém as marcas KFC, Pizza Hut, Pans & Company ou Taco Bell, reportou esta quinta-feira um resultado líquido das operações continuadas de 1,8 milhões de euros no primeiro semestre de 2024, o que representou uma queda de 1,4 milhões de euros comparativamente ao mesmo período do ano passado.

Operação continuada e descontinuada porquê? “Na sequência da venda da operação da Burger King em Portugal e Espanha no final do mês de novembro de 2022, a atividade dos restaurantes Burger King é reportada como operação descontinuada em termos de reporte de informação financeira até à conclusão da alienação de um restaurante que está previsto venha a ocorrer no início de 2025”, esclarece-se no relatório financeiro.

Quanto ao resultado líquido consolidado, fixou-nos 4,8 milhões de euros no primeiro semestre de 2024, o que significa menos 1,4 milhões de euros em relação aos lucros dos primeiros seis meses do ano passado.

O valor inclui um lucro de operações descontinuadas de três milhões de euros correspondente à mais-valia na alienação de oito restaurantes Burger King no montante de 2,9 milhões de euros e 100 mil euros de resultado líquido gerado até ao momento da saída, de acordo com a informação transmitida à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O volume de negócios consolidado das operações continuadas aumentou 8,7%, em termos homólogos, para os 209,4 milhões de euros.

O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) consolidado das operações continuadas teve um crescimento ainda mais significativo, a dois dígitos (+30,7%), para os 39,5 milhões de euros.

Denota-se uma estagnação dos restaurantes com serviço à mesa (+0,2%), enquanto as concessões e catering apresentaram um crescimento acentuado de 18%, que se explicou essencialmente pelo aumento de tráfego nos aeroportos (cerca de 12% nos sete aeroportos de Espanha onde o grupo tem restaurantes concessionados) e pela subida do número de restaurantes devido às aberturas de 2023 e início de 2024.

Em Portugal, contabilizaram-se duas aberturas: um KFC e um novo espaço no Aeroporto da Madeira. No total do grupo, no final do segundo trimestre, o número total de unidades – nacionais e estrangeiras – era de 497 (441 próprias e 56 franquiadas).

“O investimento no primeiro semestre ascendeu a 11,9 milhões de euros, dos quais 8,3 milhões de euros na abertura de novos restaurantes e na conversão dos restaurantes nos aeroportos em Espanha e 2,2 milhões de euros na remodelação de 10 restaurantes”, informa ainda a Ibersol.

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