[weglot_switcher]

IBM e Scuderia Ferrari HP lançam aplicação móvel renovada para fãs de Fórmula 1

É fã de Fórmula 1? A IBM e a Scuderia Ferrari HP lançaram uma nova app projetada para “aproximar mais do que nunca o entusiasta grupo global de fãs de quase 400 milhões de Tifosi (termo com origem italiana para se referir aos seguidores neste caso de uma equipa de Fórmula 1) aos carros, pilotos e corridas com que tanto vibram”, refere a IBM.
Impacto regional e nacional
9 Maio 2025, 13h12

É fã de Fórmula 1? A IBM e a Scuderia Ferrari HP lançaram uma nova app projetada para “aproximar mais do que nunca o entusiasta grupo global de fãs de quase 400 milhões de Tifosi (termo com origem italiana para se referir aos seguidores neste caso de uma equipa de Fórmula 1) aos carros, pilotos e corridas com que tanto vibram”, refere a IBM.

A IBM e a Scuderia Ferrari prometem que continuarão a lançar novos recursos para a aplicação ao longo de 2025 “para tornar a temporada de corridas ainda mais emocionante”.

“A IBM e a Ferrari estão unidas num compromisso partilhado pelo progresso, a inovação e a excelência”, afirmou Jonathan Adashek, Senior Vice President of Marketing and Communications da IBM.

“Com a IA, estamos a criar um novo modelo de interação digital para os fãs que os aproxima ainda mais da Scuderia Ferrari, seja no fim de semana de corrida ou não. A aplicação é desenvolvida com base nas mesmas tecnologias de dados e análise utilizadas pelos clientes IBM em diferentes indústrias para alcançar experiências aprimoradas do cliente, ajudar os seus colaboradores a alcançar novos níveis de produtividade e tomar decisões de negócio mais informadas e orientadas por dados”, acrescenta.

Lorenzo Giorgetti, Chief Racing Revenue Officer da Ferrari. diz que “esta aplicação procura aproximar todos os nossos fãs ao coração do mundo das corridas da Ferrari”.

“Com a tecnologia de IA de ponta da IBM e o nosso compromisso partilhado com a inovação e a excelência, estamos a criar uma experiência digital digna do nome Ferrari. O projeto acaba de ser lançado e nos próximos meses ficará cada vez mais completo, maximizando o potencial das ferramentas que a IBM nos disponibiliza”, acrescenta.

Agora disponível em inglês e, pela primeira vez em italiano, a aplicação inclui um Race Center completamente novo e Racing Insights desenvolvidos com o IBM Watsonx para oferecer uma experiência mais imersiva. “Estas funcionalidades potenciadas por IA têm como objetivo aproximar ainda mais os fãs a toda a ação da Scuderia Ferrari HP no fim de semana de corridas e incluem resumos de corrida gerados por IA (resumos posteriores à corrida relativos ao desempenho da equipa Scuderia Ferrari HP, disponíveis horas após a conclusão)”, refere o comunicado.

“Ao utilizar LLMs no watsonx, os complexos dados de corrida da equipa são transformados em narrativas convincentes que incluem reflexões dos pilotos e do diretor da equipa Scuderia Ferrari HP, explica a IBM.

A app ainda permite insights e visualizações de dados pós-corrida, ou seja, “visualizações dinâmicas, criadas através da tecnologia do watsonx, que permitem que os fãs interajam e visualizem dados dos pilotos e carros posteriormente à corrida, incluindo telemetria, clima, condições da pista, resultados das sessões, estratégias dos carros e estado dos pneus”.

Depois permite perspetivas históricas dos pilotos e equipas: análise que disponibiliza aos fãs comparações de momentos-chave das corridas de 2025 com corridas passadas da Scuderia Ferrari HP relativas ao carro, piloto e pista. Estes insights são gerados pelos LLMs no watsonx, incluindo o IBM Granite, e são incorporados em resumos da corrida gerados por IA e outros conteúdos da Scuderia Ferrari HP.

Juntamente com o Race Center, a IBM e a Scuderia Ferrari lançaram novas funcionalidades da aplicação projetadas para fornecer aos fãs experiências personalizadas e interativas durante todo o ano, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Estas incluem mensagens dos fãs enviadas diretamente à equipa Scuderia Ferrari HP para terem a oportunidade de aparecer nas principais comunicações da equipa, incluindo publicações nas redes sociais e blogs da equipa.

A app inclui sondagens interativas para os fãs. Trata-se de sondagens diárias que permitem aos fãs votar numa variedade de tópicos da Scuderia Ferrari HP, incluindo classificação, desempenho na corrida e momentos históricos e favoritos da sua equipa.

Depois disponibiliza resumos das corridas que destacam para os fãs algumas das vitórias mais famosas da Ferrari ao longo das décadas.

Ao combinar dados e tecnologias de inteligência artificial com as vastas quantidades de dados atuais e históricos da equipa, a IBM e a Scuderia Ferrari estão a trabalhar para reimaginar a experiência digital dos fãs por forma a aprofundar a ligação entre os Tifosi, os fãs de F1 e a equipa de corrida de F1 mais reconhecida no mundo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.