Ursula von der Leyen, líder da Comissão Europeia | A+
A UE aprovou a aplicação de taxas de 25% a produtos norte-americanos dos setores agrícola e industrial, mas congela contratarifas após reviravolta de Trump e prepara-se para negociar. A bazuca permanece na mesa, sinalizando um misto de técnica alfandegária e solução política para deixar a porta aberta a soluções negociadas, que sejam equilibradas e mutuamente benéficas.
Pedro Reis, ministro da Economia | B+
Portugal respondeu às tarifas de Trump com plano de 10 mil milhões, atirando a maioria das medidas para o próximo trimestre, quando empresas reclamavam rapidez. Pedro Reis acelerou reuniões com associações para minimizar o impacto nas exportações. Mas serão as empresas a pôr a maior fatia de dinheiro, complano assente sobretudo em garantias estatais sobre empréstimos e seguros à exportação.
Francisco Barbeira, CEO do Banco CTT | C-
O Banco CTT volta a ser o mais reclamado no crédito à habitação e crédito hipotecário. O banco dos correios foi alvo de 8,09 reclamações em mil contratos em 2024. Esta tendência verifica-se pelo menos desde 2020, apesar das inspeções e recomendações do Banco de Portugal. Não é bom para o negócio permanecer no topo do pódio das reclamações.
Peter Navarro, conselheiro de Trump | D
O arquiteto das tarifas de Trump tem posições que o colocam em desacordo com a maioria dos economistas e os próprios aliados do presidente do EUA. É o caso de Musk que chamou Navarro de “idiota” e “mais burro que um saco de tijolos”, elevando a tensão dentro e fora do governo. O conselheiro económico que inventou o falso especialista Ron Vara (um anagrama do seu nome) está desacreditado.