A instituição de pagamentos portuguesa Ifthenpay registou uma faturação de 7,1 milhões de euros em 2024, mais 27% do que no ano anterior. Os responsáveis salientam a confiança dos consumidores, que deverá ser fundamental para cumprir a meta de crescimento de 25% a que propõem para o presente ano.
Num encontro com jornalistas, que contou com a presença do Jornal Económico, Filipe Moura e Nuno Breda, fundadores da Ifthenpay, revelaram as contas do ano passado. O número de entidades aderentes aos serviços da fintech subiu 10%, em termos homólogos, para 29.960, ao mesmo tempo que o EBIT subiu 28% e atingiu os 2,4 milhões.
A empresa trabalha apenas na modalidade B2B (Business to Business) e alcançou um volume de pagamentos na ordem dos 1,5 mil milhões de euros (acréscimo homólogo de 19%) em 2024. Ao mesmo tempo, o número de clientes atingiu os 29.960 (mais 10% do que no ano precedente).
Regulada pelo Banco de Portugal (BdP), opera com soluções de pagamento elétrico e beneficia da liderança do mercado de pagamentos digitais para empresas, de acordo com o Índice de Satisfação do Portal da Queixa (taxa de 91%).
Os responsáveis dizem que se trata de um indicador particularmente importante e salientam a proatividade no que diz respeito a resolver situações de possível ou efetiva fraude.
Perspetivas para 2025 aproximam-se do crescimento alcançado no último ano
Para 2025, a Ifthenpay aponta a uma faturação na ordem dos 8,9 milhões de euros e um EBIT a atingir 3,0 milhões (aumentos de 25% face a 2024, em ambos os casos). Ao mesmo tempo, o volume de pagamentos deverá ascender a 1.875 milhões de euros (mais 25%) e o número de clientes será de mais mil (16% acima do período homólogo).
A Ifthenpay faz parte de um grupo multinacional sediado na Polónia, que a comprou em 2023. O grupo espera crescer de forma mais significativa nos mercados espanhol e croata, ao mesmo tempo que se centra nas vertentes de pagamentos online e pagamentos presenciais. De resto, os responsáveis fizeram saber que se registam crescimentos acentuados no homebanking e MBway, enquanto as caixas ATM fazem circular montantes cada vez menos significativos.
Primeiro trimestre com crescimento similar
O ano de 2025 começou com aumentos de ordens de grandeza próximas daquelas que foram observadas no ano passado.
No primeiro trimestre, o volume de negócios subiu 25% para 2,0 milhões de euros, ao passo que o EBIT alcançado foi de 0,7 milhões de euros, 26% acima do valor registado no primeiro trimestre de 2024. O volume de pagamentos efetuados foi de 450 milhões de euros (mais 23%) e o número de clientes foi de mais 881 (subida de 15% em termos homólogos).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com