O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) deu início à demolição de diversas construções inacabadas e desocupadas no bairro da Penajóia, em Almada. Em comunicado, o instituto refere que a operação não coloca em causa o desalojamento de nenhuma família.
Para realizar esta ação o IHRU realizou várias reuniões com a câmara Municipal de Almada, a Comissão de Moradores de Penajóia e a União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, onde foi sublinhada a necessidade de medidas concretas, nomeadamente a “elaboração de um plano de ação para o bairro e a definição de uma estratégia de ação conjunta”.
Entre as medidas iniciadas, o IHRU destaca o diagnóstico de caracterização dos agregados residentes em construções ilegais no Bairro, cujos trabalhos se encontram em execução até ao final do primeiro trimestre de 2025.
O IHRU promoveu ainda uma intervenção de limpeza neste bairro, que inclui a desmatação e a abertura de vias de circulação.
Em comunicado o instituto revela que pretende realizar, de forma regular, este tipo de ações, de forma a salvaguardar a utilização legal dos solos públicos. O IHRU pretende aumentar a oferta pública de habitação em arrendamento acessível em Almada, estado em construção mais de 600 habitações, com um financiamento do PRR.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com