[weglot_switcher]

Ikea fecha fábrica nos EUA e migra para a Europa devido a baixos custos de produção

“Fizemos todos os possíveis para melhorar e manter a competitividade desta fábrica mas, infelizmente, não se prepuseram as condições de custos adequadas para a continuação de produção em Danville, a longo prazo”, explicou o gerente da fábrica.
16 Julho 2019, 15h21

A empresa sueca de móveis, Ikea, vai encerrar a sua única fábrica nos Estados Unidos da América, noticia o jornal espanhol ‘El Economista’. Com o encerramento, o Ikea revelou que as operações vão passar para a Europa, onde os custos de produção são menores.

O encerramento da fábrica de produção está previsto para dezembro, sendo que irá eliminar 300 postos de trabalho, deixando o mesmo número de trabalhadores sem emprego. Esta fábrica começou as operações em 2008, produzindo estantes de madeira que se vendem em lojas dos Estados Unidos da América e no Canadá.

“Fizemos todos os possíveis para melhorar e manter a competitividade desta fábrica mas, infelizmente, não se prepuseram as condições de custos adequadas para a continuação de produção em Danville, a longo prazo”, explicou o gerente da fábrica, Bert Eades, numa declaração escrita aos próprios empregados.

A empresa sueca revelou que a transferência de produção será distribuída na Europa e a importação dos produtos irão fazer com que os móveis sejam mais acessíveis na América do Norte. O Ikea destacou o custo das matérias primas como um fator significativo na decisão do encerramento.

Atualmente, o grupo opera mais de 40 fábricas de produção na Europa, China e Rússia, onde empregam mais de 20 mil trabalhadores. Totalizando a força de trabalho global, a empresa emprega cerca de 160 mil trabalhadores.

Em Portugal, a empresa sueca tem uma fábrica situada em Paços de Ferreira, que emprega 1.300 trabalhadores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.