IMI superior a 100 euros poderá ser pago em três prestações

Governo pretende também mudar o calendário dos pagamentos passando os contribuintes a pagar em maio, agosto e novembro.

A partir do próximo ano, os contribuintes que pagam mais de 100 euros do imposto municipal sobre imóveis (IMI) vão poder fazer esse pagamento em três parcelas, segundo a edição desta sexta-feira, 28 de setembro, do “Jornal de Notícias”.

O Governo quer reduzir de 250 euros para os 100 o valor que tem de ser liquidado de uma só vez, permitindo desta forma que as famílias diluam o peso do imposto ao longo do ano. Atualmente, os proprietários que recebem uma nota de liquidação do IMI até 250 euros são obrigados a pagar de uma só vez.

Somente as famílias cuja obrigação  fiscal seja superior a 250 euros podem recorrer ao pagamento fraccionado. Contudo, se a liquidação não vai além dos 500 euros, é feito em duas prestações, caso seja acima dos deste valor serão três prestações.

A primeira prestação e única para quem paga menos de 100 euros passará a ser cobrada em maio, em vez de abril. Esta mudança no calendário de pagamento deve-se à “crescente complexidade do sistema liquidador”, e também porque a Autoridade Tributária e Aduaneira precisa de mais tempo para montar o processo de cobrança.

Recomendadas

Topo da agenda: o que vai marcar a atualidade esta quarta-feira

Os investidores estarão atentos à divulgação do “Livro Bege” por parte da Reserva Federal norte-americana e às declarações de Williams, membro do FOMC, e do assessor do secretário do Tesouro norte-americano Neel Kasharki. Por cá, a agenda política fica marcada pela comissão de inquérito aos incêndios de 2017.

Valor médio das novas pensões atribuídas em julho foi o mais alto desde dezembro de 2018

Em julho, a Caixa Geral de Aposentações passou a ter 1.452 novos pensionistas por velhice, o que reflete uma subida homóloga de 43,3%.

FESAP ameaça com greve dos técnicos de saúde até final do mês

O dirigente sindical da estrutura associada à UGT diz que os trabalhadores envolvidos na possível greve serão técnicos superiores de diagnóstico, técnicos superiores, assistentes técnicos, assistentes operacionais, porque “não é justo” que com 20-30 anos de serviço ganhem o salário mínimo.
Comentários