O Standvirtual, o principal portal automóvel em Portugal, divulgou o seu estudo anual sobre o mercado de veículos em 2024. Os dados revelam que a transferência de propriedade de automóveis ligeiros de passageiros cresceu 7,6% em comparação com 2023, indicando uma recuperação do setor, embora ainda esteja levemente abaixo dos níveis de 2019, com uma diferença de 0,5%.
Surpreendentemente, a importação de veículos, que se esperava que enfrentasse um grande abrandamento, apresentou apenas uma leve diminuição de 3% em relação ao ano anterior, mantendo-se 37,7% acima dos números de 2019. Ao longo do ano passado, a importação de ligeiros de passageiros continuou a crescer, terminando dezembro de 2024 com um aumento de 1,6% em relação ao mesmo mês de 2023 e uma evolução de 19,5% comparativamente a 2019.
No que diz respeito à importação de automóveis usados, este segmento alcançou quase 27 mil unidades em 2024, resultando num total de mercado de usados (tanto domésticos como importados) cerca de 10% acima dos valores de 2019. Importa ressaltar que, em apenas quatro anos, o número de carros importados duplicou, passando de quase 60 mil para 120 mil unidades.
A dinâmica do mercado manteve-se negativa desde janeiro de 2023 (-13%) até setembro de 2024 (-2%), mas voltou a registar resultados positivos no último trimestre do ano, atingindo um pico de 19%. Assim, 2024 encerrou com uma dinâmica de mercado de 12% em dezembro, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Nuno Castel-Branco, diretor geral do Standvirtual, afirmou que “em 2024, verificou-se uma recuperação no mercado de usados, impulsionada por uma forte procura no último trimestre, com um aumento de cerca de 7% em relação a 2023. Esta recuperação está ligada à maior disposição dos consumidores em realizar compras significativas, como a aquisição de um automóvel, que anteriormente estava condicionada pela incerteza económica. Esta evolução destaca a importância dos veículos usados no setor, mostrando como este segmento continua a ser essencial para a indústria automóvel. Além disso, a importação tem vindo a fortalecer-se, tornando-se crucial para o abastecimento de stock”.
Relativamente ao tempo médio de venda em comparação com a oferta de stock, este apresentou uma tendência de queda ao longo de 2024, afetando todas as segmentações do mercado automóvel.
Por fim, de acordo com dados da ACAP, o número de veículos ligeiros de passageiros novos matriculados em 2024 registou uma recuperação face a 2023, com um aumento de 5,5%, embora ainda esteja 6,3% abaixo dos números de 2019. Apesar de os automóveis novos continuarem abaixo dos níveis de 2019, com exceção dos meses de setembro e dezembro, conseguiram superar os resultados de 2022 durante a maior parte do ano, exceto em junho, julho e agosto.
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