A importação de veículos ligeiros de passageiros cresceu 52% em fevereiro de 2023, face ao mesmo mês de 2019, antes do começo da pandemia. Em comparação com fevereiro do ano passado, registou-se um acréscimo de 23%, em consequência da falta de stock nacional, de acordo com os dados recolhidos num estudo realizado pelo Standvirtual, em colaboração com a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
A dinâmica de mercado registou uma redução homóloga de 10%, que representa uma desaceleração gradual da tendência negativa. No que diz respeito à transferência de propriedade, observou-se em janeiro uma baixa de 9% em comparação com o mesmo mês do ano anterior e uma redução mais acentuada, de 18%, face ao primeiro mês de 2022.
Por tipologia de combustível, a importação de viaturas com motores a gasóleo caiu e representa agora cerca de 60% do total de veículos que chegam do estrangeiro, com a gasolina a ficar-se pelos 30%, ao passo que os eletrificados têm um peso de 10%.
O preço médio manteve-se estável em novembro do ano passado, a rondar os 23.500 euros, depois do aumento progressivo registado desde agosto de 2021.
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