Importações e exportações caem em agosto, penalizadas pelo comércio fora da Europa

Com uma queda mais acentuada das importações de bens, balança comercial melhorou 78 milhões de euros.

O comércio internacional fora da Europa está a ter impactos no volume de importações e exportações em Portugal. Segundo dados divulgados esta quinta-feira pelo INE, as exportações e as importações de bens registaram em Agosto variações homólogas negativas de -3,8% e -4,0%, respetivamente, quando no mês anterior a evolução tinha sido positiva (+1,3% e +9,5% em julho de 2019, pela mesma ordem).

A informação publicada pelo organismo de estatística destaca os decréscimos nas exportações e nas importações de combustíveis e lubrificantes (-44,1% e -43,7%, respetivamente), “nomeadamente nas exportações de produtos transformados e nas importações de produtos primários”.

Com uma redução mais acentuada nas importações do que as exportações, o défice da balança comercial de bens registou uma diminuição de 78 milhões de euros face ao mês homólogo de 2018, atingindo 1.638 milhões de euros em agosto de 2019.

Excluindo a categoria de combustíveis e lubrificantes, a balança comercial atingiu um saldo negativo de 1.288 milhões de euros, registando um aumento do défice de 190 milhões de euros em relação a agosto de 2018.

Recomendadas

OE2020: Mais 111 milhões para obras nas escolas com prioridade para remoção do amianto

O ministro da Educação anunciou hoje no parlamento uma verba adicional de 111 milhões de euros para obras nas escolas, com prioridade para os estabelecimentos com estruturas com amianto.

Moody’s mantém ‘rating’ de Portugal inalterado

Agência norte-americana não se pronunciou sobre a notação da dívida soberana portuguesa, que se mantém em ‘Baa3’ e perspetiva ‘positiva’. Tal como na primeira avaliação do ano passado, a Moody’s atualizou apenas o calendário indicativo da próxima avaliação, marcada para 17 de julho.

Observatório de turismo do Algarve vai integrar rede mundial da OMT

O reconhecimento do observatório regional pela OMT acontecerá dia 23, na próxima quinta-feira, durante a FITUR, a feira de turismo de Madrid à qual o Algarve regressa este ano e onde se promoverá de 22 a 26 de janeiro.
Comentários