[weglot_switcher]

Incêndios obrigam Governo a alterações de agenda nos próximos dias

Luís Montenegro deverá mesmo reavaliar a agenda para os próximos dias após ter cancelado todas as ações que tinha previstas para esta segunda e terça.
Governo Luís Montenegro administrações
JOÃO RELVAS/LUSA
16 Setembro 2024, 18h01

A grave situação que Portugal vive ao nível dos incêndios que deflagraram este domingo e que assolam o país com grande intensidade esta segunda-feira, deverão obrigar o Governo a mudanças de planos no que diz respeito à agenda, não só dos ministros como até do primeiro-ministro.

Quanto a Luís Montenegro, e após o chefe do Governo ter cancelado a agenda desta segunda e terça-feira, fonte oficial do gabinete do primeiro-ministro transmitiu que “caso seja necessário”, a agenda de Luís Montenegro “será reavaliada para os próximos dias”.

O primeiro-ministro tinha duas ações de agenda marcadas para esta terça-feira e as duas na sua residência oficial: um pequeno-almoço com quinze agentes da Cultura inserido na iniciativa “Projetar Portugal” e ainda a assinatura de acordos de Compromisso com o Sector Solidário e Social.

Já ao final da tarde desta segunda-feira, foi a vez do gabinete da ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, revelar mudanças de planos também pelo mesmo motivo. “Dada a situação de alerta que se verifica em Portugal, em resultado da deflagração de vários incêndios, a agenda da ministra foi cancelada”, pode ler-se num breve comunicado do Ministério.

O primeiro-ministro Luís Montenegro está a acompanhar e a supervisionar a coordenação do combate aos incêndios e de acordo com comunicado do seu gabinete, tem mantido contactos com líderes da União Europeia para garantir apoio internacional.

“O Primeiro-Ministro tem estado a supervisionar a coordenação do combate aos incêndios que estão a atingir o país nesta conjuntura meteorológica extremamente difícil. Tem também mantido contactos com líderes da União Europeia e de parceiros europeus para garantir o apoio internacional necessário ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil”, pode ler-se no comunicado.

Nessa comunicação pode ler-se que “o Governo está plenamente empenhado no combate aos incêndios e o foco exigido pela situação levou o Primeiro-Ministro a cancelar os compromissos na agenda de hoje e de amanhã”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.