[weglot_switcher]

Incrível operação para salvar farol dinamarquês já é fenómeno das redes sociais

O processo para recuar o histórico farol não é uma operação fácil. A plataforma, semelhante a uns “patins em linha”, move-se a 13 metros por hora e o processo pode ser acompanhado em direto via stream.
22 Outubro 2019, 17h43

Com 120 anos de história o farol dinamarquês – Rubjerg Knude, estava assinalado com estando perigosamente em risco de ruir. A erosão das rochas que serviam de base para este edifício histórico (estão a ser engolidas pelo mar a um ritmo de dois metros por ano) criou um sentido de urgência por parte das autoridades para salvar o monumento. A solução foi colocar uma plataforma rolante na fundação do farol, com o objetivo de o relocalizar para uma distância de 80 metros da costa, segundo a CNN.

O processo para recuar o histórico farol não é uma operação fácil, e a opção de o colocar “sobre rodas” surgiu no sentido de evitar a desconstrução do mesmo, que seria um processo mais demorado e que poderia pôr em causa a identidade do monumento.

A plataforma, semelhante a uns “patins em linha”, move-se a 13 metros por hora e o processo pode ser acompanhado em direto via stream.

A porta-voz do município de Hjørring, Mette Ring, afirma, em declarações à CNN, que “o processo está a correr de acordo com o planeado”, e salienta que “a velocidade com que estamos a fazer esta manobra fará com que tenhamos o farol posicionado ainda antes que o previsto”.

O acontecimento atraiu a população, que segundo as autoridades, reuniu aproximadamente 25 mil pessoas para assistir.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.