Incrível operação para salvar farol dinamarquês já é fenómeno das redes sociais

O processo para recuar o histórico farol não é uma operação fácil. A plataforma, semelhante a uns “patins em linha”, move-se a 13 metros por hora e o processo pode ser acompanhado em direto via stream.

Com 120 anos de história o farol dinamarquês – Rubjerg Knude, estava assinalado com estando perigosamente em risco de ruir. A erosão das rochas que serviam de base para este edifício histórico (estão a ser engolidas pelo mar a um ritmo de dois metros por ano) criou um sentido de urgência por parte das autoridades para salvar o monumento. A solução foi colocar uma plataforma rolante na fundação do farol, com o objetivo de o relocalizar para uma distância de 80 metros da costa, segundo a CNN.

O processo para recuar o histórico farol não é uma operação fácil, e a opção de o colocar “sobre rodas” surgiu no sentido de evitar a desconstrução do mesmo, que seria um processo mais demorado e que poderia pôr em causa a identidade do monumento.

A plataforma, semelhante a uns “patins em linha”, move-se a 13 metros por hora e o processo pode ser acompanhado em direto via stream.

A porta-voz do município de Hjørring, Mette Ring, afirma, em declarações à CNN, que “o processo está a correr de acordo com o planeado”, e salienta que “a velocidade com que estamos a fazer esta manobra fará com que tenhamos o farol posicionado ainda antes que o previsto”.

O acontecimento atraiu a população, que segundo as autoridades, reuniu aproximadamente 25 mil pessoas para assistir.

Recomendadas

Matrículas só são obrigatórias para alunos que começam novo ciclo

Ministério da Educação decidiu mudar as regras face às dificuldades sentidas nas últimas semanas por pais e encarregados de educação. Site das matrículas até foi alvo de ataques informáticos.

Portugal regista 44.416 casos e 1.629 óbitos por Covid-19

Região de Lisboa e Vale do Tejo regista o número mais elevado de infeções ao dia de hoje, tendo confirmado mais 207 casos em relação aos dados da véspera. O número de casos recuperados em Portugal aumentou para 29.445.

Ministério da Educação dá vínculo a mais 872 professores

A Direção-Geral da Administração Escolar publicou esta terça-feira, 7 de julho, as listas definitivas do concurso externo de professores que pode consultar aqui. O número candidatos voltou a subir, passando de 34 mil, em 2019, para quase 37 mil em 2020.
Comentários