[weglot_switcher]

Índice de produção industrial em queda negativa para -5,2% em setembro

No balanço do terceiro trimestre de 2019, o índice agregado registou uma variação de -4,1%, sendo que no trimestre anterior se tinha fixado em -2,2%, apresentando um ligeiro agravamento.
30 Outubro 2019, 11h32

O índice de produção industrial apresentou uma variação homóloga de -5,2% no mês de setembro, depois de registar -5,3% em agosto, indica o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quarta-feira, 30 de outubro. “A evolução deste índice tem sido particularmente influenciada pelo agrupamento de ‘Energia’, sem o qual o índice agregado teve uma variação de -2,2% em setembro”, refere o gabinete de estatística nacional.

Os agrupamentos industriais voltaram a apresentar contributos negativos para a variação do índice total, destacando-se no mês de setembro os ‘bens intermédios’ com uma variação mensal de -3,7%. Os ‘bens de investimento’ também apresentaram um contributo negativo, com uma taxa de variação de -4,2%, sendo que no mês de agosto se fixou nos 8%.

No balanço do terceiro trimestre de 2019, o índice agregado registou uma variação de -4,1%, sendo que no trimestre anterior se tinha fixado nos -2,2%, apresentando um ligeiro agravamento. Neste conjunto, os ‘bens de investimento’ foram os únicos que registaram uma variação positiva, fixando-se nos 2,6% em setembro. A ‘energia’, por sua vez, passou de -9,5% no segundo trimestre para os -16,7% no terceiro trimestre.

Os ‘bens intermédios’ assumiram uma taxa de variação de variação de -2,5% no terceiro trimestre, enquanto os ‘bens de consumo’ passaram de -2,6% no segundo trimestre para os -0,8% no terceiro trimestre, revelando uma ligeira melhoria.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.