[weglot_switcher]

Indico e Google lança acelerador para startups portuguesas

O “Indico Accelerator Powered by Google for Startups” vai escolher anualmente entre seis e 10 empresas por ano, que receberão 100 mil euros de um novo fundo da Indico e habilitar-se-ão a receber um investimento superior do fundo principal da sociedade.
21 Abril 2020, 15h00

A sociedade de capital de risco Indico Capital Partners e a Google vão lançar em parceria um acelerador para startups portuguesas em Lisboa. O objetivo destas empresas é impulsionar o ecossistema empreendedor em Portugal através de aconselhamento das suas equipas, de gestores e de fundadores de empresas internacionais bem-sucedidas.

Chamado “Indico Accelerator Powered by Google for Startups”, o acelerador vai escolher entre seis a dez startups por ano, que irão trabalhar com estes ‘mentores’ em Lisboa, e contará com a colaboração de diversas instituições, entre as quais a sociedade pública StartUp Portugal.

As empresas selecionadas receberão 100 mil euros de um novo fundo da Indico e habilitar-se-ão a receber um investimento superior do seu fundo principal. A Google Portugal ficará responsável por disponibilizar a sua rede de contactos e conteúdos técnicos, segundo o responsável Nuno Pimenta.

“Quando iniciamos esta parceria, não imaginávamos a mudança drástica que estava por vir com a pandemia da Covid-19 e suas consequências na saúde, na sociedade e na economia. É nos momentos de crise que devemos acreditar no que temos de melhor no nosso país”, explica Stephan Morais, managing partrner da Indico.

O investidor e gestor acredita que o setor tecnológico nacional “tem qualidade” e que, com esta nova ferramenta de apoios, os empreendedores portugueses vão estar mais preparados para entrar no mercado ou impulsionar o seu negócio. “As melhores empresas pre-seed em Portugal vão receber uma formação excecional”, garante.

“O investimento da Indico e a parceria com a Google estão totalmente alinhados com a nossa Estratégia de Transformação Digital e mostram a confiança do setor privado e de investidores internacionais nesta área cada vez mais relevante para a economia portuguesa” – André de Aragão Azevedo, secretário de Estado para a Transição Digital

O programa de aceleração tem a duração de seis meses será parte do período de incubação de 12 meses realizado nos escritórios da Indico em Lisboa e virtualmente se necessário. As inscrições estão abertas e decorrem até ao próximo dia 22 de maio.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.