[weglot_switcher]

Inditex investe em startup americana que produz algodão em laboratório

A Inditex não revelou o valor do investimento na Assembleia-Geral. No entanto, trata-se do terceiro investimento da Inditex em empresas que se focam em fibras e materiais sustentáveis para o sector do retalho.
Inditex
Zara
9 Julho 2024, 17h17

A Inditex está a fazer de tudo para aumentar o seu segmento da sustentabilidade. Exemplo disso é o investimento que anunciou esta terça-feira na startup norte-americana Galy, conhecida por estar a desenvolver um processo inovador de cultivo de algodão em laboratório.

A Galy foi fundada em 2019 e tem entre os seus principais investidores Sam Altman, considerado o pai do ChatGPT. Este investimento é mais um para a dona da Zara em empresas emergentes especializadas em fibras e materiais sustentáveis.

O valor do investimento não foi revelado na Assembleia-Geral deste ano. Esta é a terceira operação num ramo mais sustentável, dentro do retalho (uma das atividades mais poluentes), que a Inditex realiza nos últimos dois anos.

Em 2022, a organização espanhola dona de marcas como Massimo Dutti e Pull & Bear confirmou um investimento na Circ, empresa norte-americana de reciclagem têxtil, no âmbito de uma ronda de financiamento de 30 milhões de euros.

No início do ano, em março, a empresa fundada por Amancio Ortega participou numa ronda de financiamento para a finlandesa Infinited Fiber, que amealhou 40 milhões de euros. Mais tarde, em maio, a Inditex admitiu um negócio com a Infinited para adquirir fibra reciclada ao longo de três anos por 100 milhões de euros, indo representar 30% da produção da empresa finlandesa.

“Continuamos focados na inovação. Após investimentos na Circ ou na Infinited Fiber, anunciamos a entrada no capital da startup Galy. Acreditamos que a evolução não é possível sem inovação, e isso não é possível sem colaboração”, disse o CEO da Inditex, Óscar García Maceiras, na Assembleia-Geral.

Sendo este um dos focos da dona da Zara para os próximos anos, os acionistas devem esperar que a Inditex acompanhe o mercado com atenção e efetue novos investimentos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.