A filha de Amancio Ortega assumiu a presidência da Inditex em abril de 2022 e, em menos de um ano, conseguiu algo que o pai nunca fez: passar a barreira dos quatro mil milhões de euros de lucro.
A dona da Zara apresentou 4.130 milhões de euros de lucro líquido, um aumento de 27,3% face aos 3.243 milhões registados no exercício 2021-2022, quando o mundo ainda estava a ser afetado pela pandemia.
As vendas referentes ao ano de 2022 também foram positivas para a empresa espanhola, depois de terem excedido os níveis pré-pandemia. As vendas em loja e online aumentaram 18% para 32,6 mil milhões de euros em relação a 2021 e 15% face aos dados de 2019, indicando que a empresa galega já superou os ganhos pré-pandémicos. De acordo com a “Reuters”, o ritmo de vendas manteve-se nas seis semanas após o encerramento do ano fiscal, a 31 de janeiro.
Ainda que não entre para as contas atuais, as últimas seis semanas registaram um aumento de vendas devido à nova coleção das marcas. Entre 1 de fevereiro de 13 de março de 2023, as vendas da Inditex cresceram 13,5% em relação ao mesmo período de 2022
Além deste ter sido o primeiro ano de Marta Ortega ao leme da empresa, é também o primeiro ano de Óscar García Maceiras como CEO. Este é ainda o primeiro resultado anual que não conta com a presença da contribuição do mercado russo, depois da saída da gigante têxtil a 5 de março de 2022, que representava 8,5% do EBIT.
Mas os resultados apresentados esta quarta-feira mostram que a empresa galega conseguiu substituir facilmente o mercado russo, tendo conseguido melhorar os lucros após o fecho de milhares de lojas.
Só a Zara viu um aumento de 38,5% no lucro, enquanto a Oysho observou um crescimento de 12% e a Massimo Dutti de 10%.
O “El Economista” nota que a Inditex já tinha alcançado 3.095 milhões de euros de lucro e 23.055 milhões de euros em venda, mais 19% que no ano anterior, no fim do terceiro trimestre. Ou seja, em três meses, a empresa adicionou 1.035 milhões de euros ao lucro às contas devido ao Dia de Ação de Graças, Natal, saldos e Dia de Reis.
Em termos de vendas, no quarto trimestre do ano fiscal (novembro a janeiro), a empresa alcançou 9.514 milhões de euros em vendas.
Também a caixa líquida superou os dez mil milhões de euros num ano, atingindo os 10.070 milhões, um crescimento de 8% face ao período homólogo.
“O forte controlo das operações e a implementação de novas medidas de eficiência permitiu que o aumento das despesas operacionais fosse de 15%, um valor abaixo do crescimento das vendas”, explica a empresa no relatório de contas.
Apesar dos bons resultados, os investidores não se mostram muito satisfeitos com mais um valor recorde. Na bolsa espanhola, a dona da Zara está a cair 3,07% para 27,98 euros.
Vendas online crescem acima do esperado
No mesmo relatório, a empresa destaca que as vendas online estão a ganhar cada vez mais relevância nos mercados em que a Inditex se encontra.
Em 2022, as vendas através do site e da aplicação representaram 24% das vendas totais, atingindo 7.806 milhões de euros. Este valor está “acima do recorde previamente marcado em 2021”, nota a empresa.
Para o exercício 2023-2024, a empresa estima que as compras online signifiquem 30% do total de vendas.
Em termos de vendas físicas, a empresa assume um crescimento de 23% no exercício passado devido ao regresso ao normalidade, ainda que tenha menos 10% de lojas e menos 6% de espaço comercial no mundo quando em comparação ao ano anterior, quando somava 5.815 lojas. Só em Espanha, a dona da Zara encerrou 42 lojas do grupo.
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