[weglot_switcher]

Indra faz parceria com grupo EDGE para equipar navio patrulha construído nos Emirados Árabes Unidos

A parceria vai equipar o navio com o radar 3D da Indra e com sistemas de defesa eletrónica para detetar, localizar, identificar e analisar sinais de radar (R-ESM ou Radar Electronic Support Measure), comunicações (C-ESM ou Communications- Electronic Support Measure) e sistemas anti-drone (C-UAS).
25 Fevereiro 2025, 18h38

A Indra, empresa de defesa e tecnologia, estabeleceu uma parceria com a ADSB do Grupo EDGE (ligado às embarcações militares e comerciais) para equipar o navio patrulha offshore FA-400 com sistemas navais avançados.

A parceria vai equipar o navio com o radar 3D da Indra e com sistemas de defesa eletrónica para detetar, localizar, identificar e analisar sinais de radar (R-ESM ou Radar Electronic Support Measure), comunicações (C-ESM ou Communications- Electronic Support Measure) e sistemas anti-drone (C-UAS).

O CEO da Indra, Ángel Escribano, salientou que a empresa tem contribuído com décadas de experiência no “desenvolvimento de tecnologias de defesa de alto desempenho, com o radar 3D, com sistemas de defesa eletrónica e sistemas anti-drone (C-UAS) amplamente reconhecidos pelas suas robustas e comprovadas capacidades nos ambientes operacionais mais desafiantes”.

Ángel Escribano acrescentou que a integração dos sistemas da empresa no FA-400 da ADSB “reflete uma visão conjunta para elevar os padrões de defesa naval e introduzir um novo nível de sofisticação nos navios de guerra construídos” nos Emirados Árabes Unidos.

Já o presidente das plataformas e sistemas da EDGE, Khaled Al Zaabi, disse que, sendo um navio concebido e construído inteiramente nos Emirados Árabes Unidos, o FA-400 “reforça o objetivo da empresa de ter uma carteira de plataformas de classe mundial, totalmente alinhada com as necessidades da defesa moderna. A integração dos sistemas avançados de eletrónica e radar da Indra melhora as capacidades do FA-400, assegurando a sua resiliência e adaptabilidade para enfrentar vários desafios operacionais”.

A Indra salientou também a sua presença no evento Idex, que se realizou na capital dos Emirados Árabes Unidos, de modo a dar a conhecer as soluções que possui ao nível do setor da defesa, entre as quais os AESA Nemus e Nemus-C, sistemas que têm como objetivo “proteger veículos militares e veículos blindados de contra-ataques de drones e de diferentes tipos de mísseis e projéteis”. A Indra destacou também a apresentação da nova empresa Pulse, uma joint-venture com sede em Abu Dhabi criada com o grupo de defesa EDGE, “para desenvolver e comercializar radares em mercados de elevado potencial”.

A Indra foi responsável também pela implementação do sistema integral de defesa aérea de Omã, que foi baseado nos radares Lanza da empresa, tendo equipado também várias classes de corvetas da Arábia Saudita com os seus sensores e sistemas, como resultado de um trabalho conjunto com a Navantia e a Lockheed Martin, a que se juntam outros projetos de defesa em outros países tais como o Kuwait.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.