A indústria dos cruzeiros tem em carteira mais de 400 milhões de euros para investir nos próximos cinco anos na modernização e construção de novos navios, segundo revelou a Associação Internacional de Cruzeiros (CLIA), durante o ‘Portugal Shipping Week‘, que decorreu entre os dias 6 e 9 de maio.
“Nos próximos cinco anos, 98% dos navios das empresas associadas da CLIA serão construídos em estaleiros europeus, o que representa mais de 40 mil milhões de euros de investimento direto na Europa. Em Portugal, este investimento é particularmente significativo, pois já temos uma carteira de encomendas neste país de mais de 400 milhões de euros de investimento para os próximos cinco anos para modernização e construção de novos navios de cruzeiro”, referiu Marie-Caroline Laurent, diretora-geral da CLIA para a Europa.
A responsável alertou também para a necessidade deste sector ser integrado no desenvolvimento de políticas nacionais centradas na área da energia em Portugal, nomeadamente, “através da implementação de estratégias para o desenvolvimento de hidrogénio e da utilização do combustível marítimo sustentável enquanto possível fonte de energia no aprovisionamento dos navios”.
Outro dos temas debatidos foram as emissões zero em navios que têm de ser implementadas de forma a cumprir as metas estabelecidas pela União Europeia (UE) e à neutralidade carbónica do sector.
Marie-Caroline Laurent afirmou que “a indústria dos cruzeiros está a liderar uma mudança de paradigma nas tecnologias e combustíveis utilizados no transporte marítimo para enfrentar o desafio climático e tem um papel específico a desempenhar na Europa, já que é um dos últimos sectores marítimos a construir as suas embarcações na região”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com