A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi de 1,5% em agosto, valor igual ao que se registou em julho, confirmou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE), após uma estimativa rápida divulgada no final de agosto.
O gabinete de estatística nacional explica que excluindo os produtos alimentares não transformados e os energéticos, o índice subiu ligeiramente, em 0,1 pontos percentuais, para 0,9%. Observando apenas os bens energéticos nota-se a manutenção de uma tendência de subida significativa: a taxa de inflação homóloga ficou em 9,3%, acima dos 8,7% que foram registados em julho. Os bens alimentares não transformados registaram uma taxa de variação de 0,2%, abaixo dos 0,5% em julho.
Na comparação mensal, o IPC mantém-se em terreno negativo, embora tenha aligeirado a quebra: a variação mensal da inflação foi -0,2%, face aos -0,3% em julho. A variação média dos últimos doze meses foi 0,5% (0,4% em julho).
O indicador harmonizado de preços (IHPC) aumentou ligeiramente 1,3%, em termos homólogos, uma taxa superior em 0,2 pontos percentuais ao registado em julho e inferior em 1,7 pontos percentuais ao observado pelo Eurostat na zona euro, em julho.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com