INE: Desemprego cai para 6,3% no segundo trimestre do ano

A taxa de desemprego de jovens entre 15 a 24 anos situou-se em 18,1%.

Jose Manuel Ribeiro/Reuters

A taxa de desemprego em Portugal diminuiu para 6,3% no segundo trimestre de 2019, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta quarta-feira, 7 a de agosto. O cenário observado representa uma quebra de 0,5 pontos percentuais no trimestre anterior e uma redução de 0,4 pontos percentuais face ao mesmo trimestre de 2018.

O INE estima que a população desempregada é 328,5 mil pessoas, menos 7,1% (25,1 mil) em comparação com o trimestre anterior e representa um decréscimo de 6,6% (23,3 mil) em relação ao período entre abril e junho do ano passado.

A taxa de desemprego de jovens entre 15 a 24 anos situou-se em 18,1%.

A proporção de desempregados de longa duração (à procura de emprego há 12 ou mais meses) foi estimada em 53,1%, mais 6,3 pontos percentuais que no trimestre anterior e mais 0,8 pontos percentuais em período homólogo.

Recomendadas

Economistas admitem revisão do Orçamento Suplementar devido ao agravamento das condições económicas

A confirmar-se uma contração de 10% da economia portuguesa como estimou esta semana a Comissão Europeia o governo poderá ter de rever Orçamento Suplementar, obrigando a novo um orçamento retificativo.

Rui Moreira desafia deputados do PSD a convencerem Rio a ouvir autarcas sobre a descentralização

O presidente da Câmara do Porto desafiou os deputados do PSD a convencerem o seu líder a ouvir os autarcas relativamente ao decreto-lei da descentralização, defendendo que nessa matéria, Rui Rio tem andado de “braço dado com o Governo”.

Eurogrupo elege hoje presidente, no adeus de Centeno e na estreia de João Leão 

Três ministros avançaram com candidaturas à presidência do fórum informal de ministros das Finanças da zona euro: a espanhola Nadia Calviño, o irlandês Paschal Donohoe e o luxemburguês Pierre Gramegna.
Comentários