[weglot_switcher]

Inflação em Portugal fixada no negativo, abaixo da média europeia

Portugal apresentou a taxa de inflação mais baixa na zona euro e da União Europeia e, simultaneamente, a única no negativo.
  • David Paul Morris/Bloomberg
19 Agosto 2019, 10h55

A inflação da zona euro no mês de julho situou-se em 1%, apresentando uma queda desde o mês de junho, quando se fixou em 1,3%, revela o Eurostat esta segunda-feira, 19 de agosto. Na União Europeia, a inflação fixou-se em 1,4% em julho, caindo desde os 1,6% verificado em junho.

Portugal apresentou a taxa de inflação mais baixa na zona euro e da União Europeia e, simultaneamente, a única no negativo. A taxa de -0,7% foi ainda a mais reduzida dos últimos dois anos. A taxa em Portugal cai de 0,7% do mês passado e de 2,2% de julho de 2018.

A taxa em baixa verificou-se em Portugal, que apresentou -0,7%, enquanto o Chipre se fixou em 0,1% e Itália em 0,3%. Por sua vez, o gabinete estatístico europeu revelou que as taxas de inflação mais elevadas se fixou na Roménia, com 4,1%, Hungria com 3,3% e Letónia e Eslováquia com 3%.

Em comparação com o mês anterior, a inflação caiu em 15 estados membros, mas permaneceu estável em dois e aumentou em 11.

As maiores contribuições para a taxa de inflação foram os ‘serviços’, com 0,53 pontos percentuais (p.p.), seguidos pela ‘comida, álcool e tabaco, com 0,37 p.p., ‘bens industriais não energéticos’, com 0,08 p.p. e a ‘energia’, com 0,05 p.p.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.