A inflação nacional fixou-se em 1,4% em dezembro, depois dos 1,5% atingidos em novembro. No total do ano, a inflação portuguesa fixou-se em 4,3%.
Esta é a primeira estimativa do Instituto Nacional de Estatística (INE) para os dados da inflação de dezembro e do total do ano. Os dados finais serão conhecidos no início de janeiro.
De relembrar que, em 2022, Portugal terminou o ano com uma taxa de inflação de 7,8%, sendo este o valor mais alto dos últimos 30 anos. Desde então, e por força da subida das taxas de juro por parte do BCE, a inflação tem caído até ao valor atual.
“O principal contributo para esta desaceleração provém do comportamento dos preços dos produtos alimentares, que terão diminuído 0,6% face ao mês anterior”, destaca o INE.
Já a inflação subjacente, que exclui energia e produtos alimentares, fixou-se em 2,6% em dezembro, representando uma queda face aos 2,9% registados no mês precedente. “A variação do índice relativo aos produtos energéticos situou-se em -10,5% e o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá desacelerado para 2%”, sustenta o gabinete estatístico.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com